Gestão Ambiental | 20/05/2022

PRESERVAÇÃO - Semana do Meio Ambiente terá Conferência pelo Clima, doação de mudas e feira sustentável em Louveira

Ações acontecem entre os dias 2 e junho em diferentes locais na cidade

A Prefeitura de Louveira preparou uma série de atividades dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 2 e 7 de junho.

A ação é desenvolvida pela Secretaria de Gestão Ambiental. O objetivo é conscientizar sobre os impactos ambientais e fomentar a reflexão sobre o tema, além de desenvolver e realizar ações para a preservação do meio ambiente.

Confira abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente.

- DIA 02/06 - 1ª Conferência Pelo Clima entre Municípios Vizinhos

A abertura da Semana do Meio Ambiente será com a 1ª Conferência do Clima entre Municípios Vizinhos, um evento destinado aos representantes das secretarias de Meio Ambiente de Louveira, Vinhedo, Itatiba, Itupeva, Jundiaí e Valinhos. Conta também com a presença de representantes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Associação Mata Ciliar, entre outras entidades. O objetivo principal é estabelecer ações conjuntas entre os municípios para atingir metas para a redução dos gases de efeito estufa.

Local: Fazenda Santo Antônio.Estrada das Rainhas, 2.040 - Bairro Ponte Preta.
Horário: 9h às 12h.

- DIA 03/06 - Doação de mudas de árvores nativas frutíferas

Os moradores poderão retirar mudas de árvores nativas frutíferas gratuitamente. Quem se interessar vai receber as instruções de cultivo pela equipe da Secretaria de Gestão Ambiental que estará no local. As mudas serão fornecidas pelo Consórcio PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Local: Praça da Bica, durante a Feira Noturna. Rua Anderson Marques s/nº - Bairro Santo Antônio.
Horario: 17h às 21h. 

- DIA 04/06 - Quarta Feira da Sustentabilidade

A quarta edição da Feira da Sustentabilidade vai contar com uma série de atrações para a população: 

- Barracas de alimentação
- Venda de hortaliças orgânicas
- Venda de suculentas
- Brechó
- Jogos sustentáveis (feitos a partir de materiais recicláveis), como jogo da velha, confecção de balangandã e entre outros.
- Meditação em grupos: um às 10h e outro às 11h.

Local: Estação Ferroviária. Rua 21 de Março, 35 - Bairro Vila Pasti.
Horário: 9h às 13h.

- DIA 05/06 - 1ª Caminhada Ecológica do Projeto Tabarana

Atividade em conjunto com a Secretaria de Saúde para o Dia Mundial da Conscientização da Obesidade Mórbida Infantil (3 de junho). As crianças são convidadas a participar. A Secretaria de Esportes terá professores no local para aulas de alongamento. Os organizadores pedem que, se possível, os moradores venham vestidos com camiseta verde. 

Horário: 8h

Percurso: 6 quilômetros. Trajeto: Saída da Praça da Bica, Avenida Ricieri Chiqueto, Estrada Hugo Picchi e retorna para a Praça da Bica. Tempo estimado: 2h30

Concentração: Praça da Bica. Rua Anderson Marques S/Nº - Bairro Santo Antônio. 

- DIA 06/06 - Palestra sobre reciclagem

A palestra será realizada pela a equipe da Secretaria de Gestão Ambiental para os participantes do CCI (Centro de Convivência do Idoso). Os temas serão sobre reciclagem e meio ambiente. O objetivo é apresentar a importância do tema e como podemos colaborar no dia a dia.

Local: Centro de Convivência do Idoso. Localizado na Área de Lazer do Trabalhador, Rua Wagner Luiz Bevilacqua (ao lado da Guarda Municipal) - Parque dos Estados.
Horário: 14h50 às 15h10

- DIA 07/06 - Formação Colaborativa para professores da Rede Municipal e colaboradores das Secretarias de Assistência Social e Saúde

A formação colaborativa será ministrada pelo professor dr. Sandro Tonso, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Tema abordado: mudanças climáticas e avaliação dos impactos causados pela sociedade ao meio ambiente.

Local: Salão de Eventos da Secretaria de Cultura. Estrada Miguel Bossi, 130 - Bairro Guembê.
Três turmas em diferentes horários: 9h30 às 11h30, 13h às 15h e 18h30 às 20h30. 

Informações: Em caso de dúvidas ou para maiores informações, entre em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental: (19) 3878-9902.