Geral | 17/11/2023

Prêmio Cidades Excelentes: Louveira investe R$ 1 bilhão em obras, programas e ações nos últimos 2 anos e meio

Louveira foi escolhida como a melhor cidade do Estado de São Paulo na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes, na 3ª edição do Prêmio Cidades Excelentes promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. Essa conquista está diretamente relacionada ao R$ 1 bilhão investido em obras, programas e ações que tem transformado o atendimento, a infraestrutura da cidade e a qualidade de vida da população de Louveira nos últimos 2 anos e meio.

Os investimentos têm ainda colocado Louveira em destaque em nível estadual e nacional pelos índices muito positivos de políticas públicas eficientes em todas as áreas. São mais de 190 ações, obras e programas implementados nos últimos dois anos e meio, incluindo o término de obras iniciadas antes de 2021.

Os números são significativos, e a Saúde é um dos destaques. Somente em 2023 o governo investiu 30,27% na rede municipal, acima do exigido pela legislação, que é de 15% do total do orçamento. Com investimentos de R$2,2 mil per capita em Saúde neste ano, Louveira foi apontada pelo Ranking Connected Smart Cities como a 3ª melhor entre as cidades das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí.

Uma das prioridades absolutas da atual gestão, a Educação também recebeu investimentos acima do exigido pela legislação, que é de 25% do total do orçamento para a cidade. A Prefeitura investiu 40,26% do orçamento. São R$ 135 milhões entre janeiro e agosto de 2023 – R$2,8 mil per capita neste ano – o maior investimento em Educação dos últimos 10 anos, que apontou Louveira como 2ª melhor entre as cidades das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí pelo ranking Connected Smart Cities.

Em Segurança, os investimentos entre janeiro e agosto de 2023 foram de R$ 17 milhões – R$413,20 per capita – 3º maior investimento municipal per capita em Segurança entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas e Região Metropolitana de Jundiaí. O ranking coloca ainda Louveira como uma das melhores cidades do Brasil em Segurança.

Quando se trata de desenvolvimento humano, Louveira também desponta. Com investimentos de R$14 milhões em Assistência Social neste ano, o município foi destaque no IGMA 2023 (Índice de Gestão Municipal Aquila), como a 2ª melhor entre as 27 cidades das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí.

Com foco na transparência e prestação de contas à população, todas as ações - projetos e programas e atividades - são amplamente divulgadas pela Comunicação da Prefeitura pelos canais oficiais e pela mídia local. São cerca de 5 mil notícias neste período - uma média de 10 ações de governo divulgadas por dia.

Para conferir mais sobre os investimentos realizados, CLIQUE AQUI