Água e Esgoto | 14/11/2018

Prefeitura vai construir a primeira represa de água de Louveira

Com o objetivo de criar uma reserva estratégica de água para os louveirenses, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Água e Esgoto (SAE), está implantando a primeira represa da cidade.

O empreendimento terá uma barragem de 200m de extensão por 7m de altura, que vai represar cerca de 500 milhões de litros de água, ou seja, um aumento de 16 vezes da atual capacidade. Este volume é suficiente para abastecer toda a cidade por até 60 dias, garantindo a segurança hídrica para a população nos períodos de estiagem.

Planejamento

A obra consta no Plano Municipal de Saneamento Básico criado em 2014 e tem avançado desde então, com a aprovação pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), além de todo o trâmite de compra de terrenos, compensação ambiental e ações de preparo na área que será alagada.

A questão ambiental está presente desde o início do projeto e prevê um equipamento especial de acesso dos peixes que sobem o rio para reprodução, a piracema.

Viabilidade

A Prefeitura viabilizou os investimentos para a obra, orçada em R$ 25 milhões, por meio de financiamento de R$ 18 milhões da Caixa Econômica Federal e o restante com recursos próprios.

Este financiamento só foi possível devido às sucessivas aprovações no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que classifica Louveira como uma das melhores cidades no Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

A próxima etapa é iniciar o processo de licitação para a empresa especializada na construção de barragens, o que deve acontecer no 1.º semestre de 2019, e executar a obra, que tem previsão de 18 meses para conclusão.