Desenvolvimento Urbano | 05/09/2023

Prefeitura segue com obras estruturantes em diversas áreas

Louveira tem cerca de 20 obras públicas em andamento, sob supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano; destaque para as áreas de Educação, Infraestrutura e Esporte; importante obra em Saúde, Centro de Medicamento foi concluído em agosto

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segue com obras estruturantes por toda a cidade. São cerca de 20 obras em andamento, atendendo à diversas áreas, em especial à Educação, Infraestrutura e Esporte, e que avançam dentro do cronograma.

“Estamos investindo em obras que vão promover um avanço na estrutura da cidade e, principalmente, aprimorar o atendimento dos serviços públicos para a população. Durante todo o ano de 2023 vamos somar cerca de 30 obras em todas as áreas. Já entregamos desde o início deste ano obras na Saúde, como o Centro de Referência do Autismo, o Parque Luigi Martini, muitas pavimentações asfálticas na cidade e das estradas rurais, obras de Saneamento, em prédios públicos das diversas áreas. E seguimos com outras obras em andamento, como a Usina de Suco, o Parque Capivari, entre tantas obras”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

Compondo as 20 obras em execução pela cidade, a Prefeitura começou nesta semana mais uma obra de contenção em um dos trechos do Córrego Sapezal, na região da Estiva. A intervenção é realizada no ponto da Avenida Alexandre Biasi, por onde segue o córrego, e se faz necessária devido ao deslizamento de terra na encosta causado pelas fortes chuvas do início do ano.

Todas as obras devem contribuir para uma nova configuração e otimização dos atendimentos à população e estruturação de Louveira. Entre elas estão:

 

USINA DE SUCO

A Usina de Suco tem sido destaque dos investimentos feitos pela Prefeitura de Louveira. A obra segue bastante avançada, com a pavimentação externa no entorno do todo o prédio, feita com bloquete sextavados, sustentáveis e drenantes. A construção da Usina, cujo prédio têm mais de 400m², caminha para a estruturação da cobertura. Para tanto, já foram instaladas as estruturas metálicas.

PARQUE CAPIVARI

A Prefeitura começou o projeto de paisagismo, com o plantio das primeiras palmeiras que irão compor a área verde; o Parque já tem em sua estrutura o pórtico de entrada; o teatro de arena, com palco, salas, arquibancadas; pista de caminhada e ciclovia; sanitários, os espaços para instalação de playground e academia ao ar livre, lanchonetes e pergolado

CENTRO EQUESTRE

Com a reforma da edificação principal concluída, as equipes de obras começaram a nova fase de estruturação do Centro Equestre. Trata-se da terraplenagem e implantação do sistema de drenagem para que possa ter início as obras no espaço onde será a arena de apresentação, os pontos de apoio para recepção dos animais, baias para acomodar os cavalos, a pista de caminhada no entorno de todo o terreno e o espaço para food trucks e praça de alimentação.

QUADRA DO BURCK

O local está sendo completamente revitalizado, com construção de salas para atividades esportivas, culturais e de lazer, que já estão construídas e que transformam o espaço em um importante centro esportivo para os moradores da região. As equipes realizam a instalação do piso intertravado por todo o espaço interno e outros serviços de acabamento, como pintura, construção de floreira e instalação das esquadrias. Em breve serão feitas as instalações das louças sanitárias e a pintura da quadra.

CENTRO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E DE ARTES MARCIAIS

Obras avançam com construção dos ambientes internos: sanitários, vestiários, salão multiuso, salas de professores, salas para armazenamento de materiais esportivos, recepção e lanchonete e refeitório; local tem capacidade para atender cerca de 1.500 alunos em 5 modalidades: capoeira, judô, karatê, jiu jitsu e taekwondo.

CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO SAPEZAL

A cobra alia meio responsabilidade ambiental e infraestrutura em um dos trechos do Córrego Sapezal que fica na entrada da cidade, na rotatória de acesso à rodovia Anhaguera pela Rua Atílio Biscuola. Após a construção do canal de passagem e a implantação de muros de contenção pelo sistema de gabião no centro da rotatória, que segue para conclusão, os serviços continuam em sua segunda fase, que acontece ao lado da rotatória, na Rua Manoel Antonio Chiquetto.

OBRAS NAS ESCOLAS MUNICIPAS

Ao todo, 11 escolas são beneficiadas neste ano com investimentos em infraestrutura: 7 delas com pinturas, manutenções e reparos e 4 com reformas e ampliações. As obras de médio e grande porte seguem nas unidades CECI Mundo Maravilhoso, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra e Cecoin Chapeuzinho Vermelho com novas instalações, adequações dos sanitários, inclusive destinados para pessoas com deficiência, pintura, melhorias nas quadras de esporte e outras melhorias, de acordo com a necessidade da escola. As manutenções e pinturas beneficiam as escolas. A Prefeitura realiza também pinturas em sete unidades escolares, em sua maioria, já concluídas: Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Centro, CECI Herdeiros do Futuro , EMEF Ângelo Argenton Filho, CECI Paraíso do Saber e CECI Pequenos Brilhantes.