Desenvolvimento Urbano | 28/09/2023

Prefeitura segue com obras em Infraestrutura, Educação, Esporte e Lazer

Construção da Usina de Suco e do Parque Capivari, reformas em escolas, no Centro Equestre, implantação do centro de ginástica artística e artes marciais e outras obras seguem em execução; em fase inicial, Prefeitura monta novo espaço anexo ao campo do Ceil Bairro; canalização do Córrego Sapezal e quadra do Burck estão em fase de finalização

Com obras estruturantes em diversos espaços públicos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segue com a execução de construções, reformas e adequações. Neste mês de setembro teve início mais uma nova obra na área de Esporte, que vai beneficiar os alunos e demais usuários do campo de futebol do Ceil Bairro. Trata-se de um novo espaço, anexo ao campo, para oferecer maior comodidade e conforto. Ainda na área de Esporte, a Prefeitura segue com as obras no centro de treinamento de ginástica artística e artes marciais. E no Burck, o espaço lateral da quadra poliesportiva foi transformado em um centro de atividades para os moradores do bairro e de toda a região do Santo Antônio.

No local foram construídos uma sala multiuso, salas para armazenamento de materiais, salas para os professores, sanitários, espaço para bebedouro e toda estrutura que transformou o espaço físico ao lado da quadra. O centro esportivo agora conta com mais segurança. Para isso, a Prefeitura construiu uma guarita para controle de acesso e instalou gradil por toda a extensão do local. Na área externa, foi um construído um bolsão de estacionamento. A obra está em fase final.

“Temos trabalhado para melhorar a infraestrutura de toda a cidade. Neste ano vamos somar cerca de 30 obras em todas as áreas. Já entregamos obras na Saúde, como o Centro de Referência do Autismo, o Centro Logístico de Medicamentos; em Lazer, o Parque Luigi Martini e seguimos com as obras do Parque Capivari; entregamos ainda muitas pavimentações asfálticas na cidade e das estradas rurais; obras de Saneamento e muitas obras – todas com o objetivo de ofertar à população espaços públicos bem estruturados e que proporcionam melhorias no atendimento à população”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

Outra obra que segue para fase de conclusão é a canalização do córrego Sapezal, na rotatória de acesso à rodovia Anhaguera pela Rua Atílio Biscuola e ao lado, na Rua Manoel Antonio Chiquetto. No local, foram feitas a construção da canalização e do muro de contenção por meio do sistema de gabião - estrutura muito sólida e resistente, feita de gaiolas metálicas de aço galvanizado e pedras. A intervenção foi feita visando dois aspectos: a segurança, já é uma medida preventiva contra inundações do córrego e evita deslizamentos de terra, e a responsabilidade ambiental, pois estruturou o sistema de drenagem e manejo dos recursos hídricos. A próxima etapa é a implantação do paisagismo na rotatória.

As demais obras seguem em andamento, como no Centro Equestre, onde começou a segunda fase, com a estruturação do terreno ao lado da edificação principal, já concluída. O local será um importante centro para competições equestres da cidade e ponto de encontro para eventos culturais, como a tradicional Queima do Alho. A Prefeitura segue também com a construção da Usina de Suco, no Barreiro. O prédio, com mais de 400m², já recebeu as estruturas metálicas para cobertura e a pavimentação externa, feita com bloquetes sextavados, sustentáveis e drenantes.

Na área da Educação, as obras seguem avançadas em quatro unidades escolares: CECI Mundo Maravilhoso, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra e Cecoin Chapeuzinho Vermelho. As intervenções incluem novas instalações, adequações dos sanitários, inclusive destinados para pessoas com deficiência, pintura, melhorias nas quadras de esporte e outras melhorias.