Desenvolvimento Urbano | 04/07/2023

Prefeitura segue com etapa de concretagem da Usina de Suco e reconstrói ponte no Arataba

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Louveira tem hoje cerca de 30 obras em andamentos nas áreas de infraestrutura, Saúde, Educação, entre outras

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou nesta semana mais uma importante etapa da construção da Usina de Suco de Uva, que segue avançada no espaço do CAP (Centro de Apoio ao Produtor Rural de Louveira). As equipes de obras fizeram duas fases de concretagem: a concretagem da laje de piso do local, onde funcionará a loja para comercialização dos produtos do CAP, e a concretagem de piso da área fabril, onde vai ficar o estoque e o maquinário de produção do suco. No Arataba, a Prefeitura está reconstruindo a ponte do córrego que corta a Rua Tangará. 

“A Usina de Suco de Uva é um sonho antigo dos produtores rurais de Louveira e que hoje podemos ver a concretização, desta que é uma demanda importante para a cidade toda, pois vai contribuir muito para uma destinação mais inteligente do excedente de frutas não comercializadas no período de colheita. Com a usina, essas frutas não serão desperdiçadas; serão transformadas em suco. E a nossa intenção é que esse suco seja distribuído na merenda escolar de Louveira. Mas tudo isso será feito por meio de uma cooperativa. E no Arataba, esta é mais uma obra que estamos fazendo para melhorias dos moradores da região. Esta nova ponte é mais reforçada do que a outra que existia e que era de madeira. No Arataba também estamos asfaltando a Rua Umbaúbas e melhorando toda a infraestrutura dela. Temos obras importantes acontecendo por toda a cidade”, disse o Prefeito Estanislau Steck. 

De acordo com as informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a ponte do Arataba era de madeira e acabou ruindo com as chuvas intensas do início deste ano. Para reforçar a estrutura, a Prefeitura está fazendo a proteção das margens com gabião, que é uma estruturada de telas metálicas preenchida com pedras, e que garantem uma estabilidade e evitam novas situações de desmoronamento. A ponte passa por um dos afluentes do Córrego Fetá. 

Usina de Suco 

O projeto da Usina de Suco de Uva é inovador e atende à necessidade dos agricultores do setor de fruticultura de Louveira. Parte do barracão onde serão guardados os maquinários, como tratores e outros, já está em fase de finalização. A obra segue avançada com a construção do espaço físico da Usina de Suco. Serão 2 andares, que estão sendo construído no Centro de Apoio do Produtor Rural (CAP), no Barreiro. 

Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Louveira, o projeto da usina de Suco é composto por área administrativa e área fabril, onde será feito o processamento da fruta para a retirada do suco. Na área fabril, estão sendo construídas duas docas: uma para recebimento da uva e uma outra para a saída do produto já acabado, ou seja, quando o suco já estiver pronto. No local, também haverá uma câmara fria para armazenamento da fruta, garantindo as condições ideais de estocagem da uva. 

Para a área administrativa, estão sendo construídos as salas de escritório, os vestiários para os funcionários, uma local para comercialização dos sucos, sanitários para os funcionários e também para os visitantes. Para estruturar o local para a visitação de turistas, o local terá ainda mezanino e deque.

 

CONCRETAGEM DA USINA DE SUCO

 

PAVIMENTAÇÃO DA RUA UMBAÚBAS - ARATABA