Gestão Ambiental | 24/04/2023

Prefeitura prepara Espaço Ambiental na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui com ações sobre processo da coleta seletiva

Além da presença de profissionais, a Prefeitura prepara um vídeo que vai mostrar o caminho do descarte de resíduos, desde a compra do produto no mercado até ser coletado pelo caminhão da coleta seletiva para o Centro de Gerenciamento de Resíduos

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, prepara a produção de um vídeo institucional sobre a coleta seletiva e reciclagem para ser exibido no Espaço Ambiental, inédita ação da Prefeitura no espaço da 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, que começa nesta sexta-feira, dia 28 de abril. O vídeo vai mostrar o caminho do descarte de resíduos, desde a coleta pelo caminhão da coleta seletiva até o encaminhamento ao Centro de Gerenciamento de Resíduos da Cooperativa Recomeço. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância e como colaborar com a reciclagem correta, de modo que, cada um fazendo a sua parte, a sociedade em conjunto gera benefícios para o município e para a natureza. O prefeito de Louveira, Estanislau Steck, continua com investimentos ambientais para toda a cidade.

“Com este vídeo, vamos mostrar a perspectiva do morador de Louveira, desde a compra da mercadoria no mercado, até o que ele deve fazer para preparar os resíduos recicláveis para o saco verde. E para mostrar o importante trabalho realizado pela Cooperativa Recomeço, vamos mostrar o que acontece com os resíduos após chegarem no Centro de Gerenciamento. O objetivo é incentivar ainda mais os moradores a fazerem a sua parte no processo de reciclagem, pois todos trabalhando juntos, vamos gerar bem-estar e promover uma natureza de qualidade para a atual e futuras gerações de Louveira”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

A Prefeitura, em conjunto com a Cooperativa Recomeço, vai realizar um trabalho educativo sobre reciclagem, sustentabilidade e sobre o Projeto Tabarana durante todos os dias da Festa.

O Programa de Coleta Seletiva é realizado pela Prefeitura de Louveira em parceria com a Cooperativa Recomeço. O programa garante a entrega e recolhimento semanal dos sacos verdes em 100% das casas dos moradores da cidade que são utilizados para depósito de resíduos.

A entrega ocorre no momento em que o caminhão da coleta seletiva passa para recolher os resíduos recicláveis das residências, de modo que os moradores tenham onde depositar os resíduos recicláveis todos os dias da semana. A Programação de Coleta Seletiva foi preparada de modo que os caminhões passem por todas as residências da cidade semanalmente, determinando as regiões que serão atendidas em dias fixos da semana.

“A conscientização ambiental, além do trabalho da Prefeitura, é um dos principais meios para promover um meio ambiente de qualidade para as futuras gerações. Além disso, tem relação direta com o Projeto Tabarana, que tem o principal objetivo a despoluição do Rio Capivari, importante manancial de nossa cidade”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

O Projeto Tabarana, lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Ele desapareceu por conta da poluição.

O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.

O Capivari é um dos principais mananciais hídricos do município, atrás apenas do Córrego Fetá. Sua água é captada pela Secretaria de Água e Esgoto e distribuída, depois de tratada, para a população. Ele tem 180 quilômetros entre a nascente, em Jundiaí, e a foz, no município de Tietê, e passa pelos municípios de Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.