Educação | 18/08/2017

Prefeitura oferece merenda de qualidade para alunos da rede

merenda

Todas as escolas municipais recebem alimentação qualificada e acompanhada por nutricionistas

Cada vez mais a Prefeitura de Louveira tem investido em constantes melhorias e adequações do cardápio para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens do município. Diariamente, a Cozinha Piloto – responsável por 85% das refeições (o restante é feito nas escolas) – consome em média cerca de 280 kg de arroz, 355 kg de carne e 120 kg de feijão, além de salada, grãos e frutas que são servidos em todas as refeições das escolas municipais e estaduais. Entre crianças, adultos que participam do EJA, adolescentes que participam do cursinho e escola técnica, a Prefeitura oferece alimentação para 10.218 pessoas todos os dias.

Refeições

No início das aulas é servido o café da manhã ou café da tarde, composto de pão com margarina, variando o tipo de pão (francês normal e integral, pão de broa ou pão de forma normal e integral) ou biscoitos (rosquinhas de leite, chocolate, coco, bolacha tipo maisena ou cream craker) e leite integral com café ou cacau ou bebida láctea. Na metade de cada período é servida a merenda com uma refeição completa contendo arroz, feijão, carne com legumes ou grãos, salada com duas hortaliças e fruta. Os alunos em período integral recebem as quatro refeições. Os cardápios têm uma variedade entre os ingredientes: carne bovina, frango, peixe, hortaliças e frutas variadas e grãos. Eventualmente também servem polenta, farofa com feijão preto, sopa de legumes com carne, estrogonofe de frango e de carne, salmão e outras.

Qualidade

Atualmente duas nutricionistas, cinco técnicos em nutrição e dietética e um estagiário de nutrição são responsáveis pela demanda e qualidade da comida. Todo o trabalho de elaboração de cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional como refrigerantes, refrescos artificiais, chá pronto para consumo ou bebidas similares. Restringe também outros produtos como enlatados, embutidos e doces e recomenda alimentos básicos e naturais.

Entretanto, em alguns eventos e datas comemorativas são preparados cardápios especiais com produtos diferenciados e muitos deles em embalagens individuais como: suco de fruta natural, bolinhos individuais, biscoitos de polvilho, iogurte, pão com presunto e queijo, kits lanches variados. Estes alimentos diferenciados são definidos com critério, para que não prejudiquem o valor nutricional das refeições e não atrapalhem o incentivo aos hábitos alimentares. E não representem um risco sanitário à saúde de quem consumir este alimento.

Em Louveira, a própria criança se serve e pega a quantia necessária de alimento. Este serviço também é recomendado pelo PNAE como forma educativa na hora das refeições nas escolas. O aluno exercita sua autonomia ao decidir o que e o quanto deseja comer. Porém, este modelo de distribuição de refeições, para trazer benefícios exige supervisão e orientação dos professores, monitores e demais funcionários da escola durante as refeições. Sempre que é solicitado à Divisão de Merenda Escolar, as nutricionistas vão até às escolas e oferecem palestras e capacitações com alunos, pais, professores e funcionários sobre alimentação saudável, higiene alimentar e desperdício.

Cuidado com o aluno

Alguns alunos da rede municipal sofrem alguma restrição alimentar, geralmente causada por alguma alergia. Nesse caso, o responsável pelo aluno deve levar até à escola a ‘Carta Médica’ ou de nutricionista e preencher um formulário da divisão de Merenda Escolar para solicitação de dieta especial. As nutricionistas analisam cada caso e enviam uma orientação à escola, relacionando todos os produtos que são oferecidos na merenda com as devidas proibições e substituições, além de autorização para que o aluno possa levar um alimento específico de casa se este for prescrito por médico ou nutricionista. A Cozinha Piloto também prepara refeições individualizadas se for comprovada a necessidade.