Desenvolvimento Urbano | 22/11/2023

Prefeitura marca 2023 com uma série de obras entregues nas áreas da Cultura, Meio Ambiente e revitalização de Prédios Públicos

Obras são parte dos investimentos da Prefeitura para melhorar o atendimento à população, entre elas estão o Centro de Memória da Subestação Francisco Monlevade, Ateliê da Cultura, Casa da Cultura Mario Pagotti, Centro de Educação Ambiental Tabarana, obras de ampliação da rede coletora de esgoto e revitalizações em secretarias, por exemplo, de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Urbano

Num dos maiores pacotes de ações da história de Louveira, a Prefeitura entregou neste ano obras em espaços culturais importantes para o desenvolvimento de atividades e de preservação da história da cidade, revitalizou prédios públicos para reestruturar o atendimento à população e iniciou diversas obras que aliam Infraestrutura e Meio Ambiente. Muitas delas foram entregues durante o mês de março nas ações de comemoração ao aniversário de 58 anos de Louveira.

Em Cultura, a Prefeitura inaugurou no mês de aniversário a revitalização do Centro de Memória e demais espaços do complexo Ferroviário de Louveira, que abrange a Estação Ferroviária e a Subestação de Energia Francisco Monlevade. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o espaço guarda o início do desenvolvimento de Louveira e faz parte do primeiro trecho construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, conhecidos pelo pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira. Hoje, a Prefeitura segue com obras em um novo espaço dentro do complexo, com reforma e adequação do galpão para criação de banheiros, recepção e camarim.

Também como parte das comemorações de aniversário a Prefeitura entregou em março o Ateliê da Cultura, utilizado por meio da Secretaria de Cultura e Eventos para o desenvolvimento das Oficinas Culturais. O espaço foi completamente reformado e estruturado, e está localizado no Bairro Santo Antônio, em frente à Praça da Bica, ao lado do CECI Mundo Maravilhoso. Mas as obras em Cultura começaram ainda nos primeiros anos da gestão. Em 2022 a Prefeitura fez uma grande reforma a Casa da Cultura Mario Pagotti, também localizada no bairro Santo Antônio. O espaço ganhou melhorias estruturais por todo o prédio, inclusive na sala de leitura, com pintura e novos equipamentos para atender a população com oficinas culturais e apresentações artísticas de dança e música. A Casa da Cultura fica na Rua das Rosas, nº 233, no Santo Antônio.

Em Meio Ambiente, a Prefeitura entregou no início neste ano importantes obras, entre elas, o Centro de Educação Ambiental Tabarana. Coordenado pela Secretaria de Gestão Ambiental, o espaço é local para cursos, palestras, apresentações e demais ações relacionadas ao cuidado com o meio ambiente. A estrutura conta com um viveiro de mudas de espécies e área de compostagem de resíduos. O Centro de Educação Ambiental Tabarana está localizado na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista.

Outras obras de infraestrutura também geram impacto ambiental positivo. Neste ano a Prefeitura entregou a canalização do córrego que passa pela Estrada Ecológica e a canalização de dois trechos do Córrego Sapezal, para garantir um nível maior de segurança e evitar erosões e enchentes: na rotatória da Rua Atílio Biscuola, que dá acesso à rodovia Anhaguera, e também, próximo a este mesmo local, mas no bairro Estiva, na Avenida Alexandre Biasi. A Prefeitura também ampliou a rede coletora de esgoto nos bairros Pau-a-Pique, Estiva, Jardim Vera Cruz, Santo Antônio, Ana Maria e Leitão e segue com obras de implantação no Residencial Primavera, com 8,2km de rede coletora de esgoto, além da instalação de 25 biodigestores na área rural para promovem a despoluição do lençol freático.

Prédios Públicos

Com objetivo de ofertar à população e aos funcionários um local mais estruturado, a Prefeitura realizou neste ano algumas mudanças importantes em prédios públicos, como da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com pintura, um prédio na região do Santo Antônio que será utilizado pela Secretaria da Saúde e a maior delas, o novo prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Até então localizada na rua Antônio Chicalhone, (bairro Santo Antônio), a Sedec passou a atender na região central, na rua Angelo Steck, bairro Vila Nova, esquina com a Rodovia Romildo Prado. O local concentra todas as unidades de atendimento ao cidadão: Sala do Empreendedor, o Banco do Povo, o SAT (Serviço de Apoio do Trabalhador) e a unidade do Sebrae Aqui Louveira.