Educação | 15/05/2023

Prefeitura leva mais alunos para assistirem ao espetáculo do “Family Cirkus”

Neste início de semana mais de 1,5 mil crianças da Educação Infantil devem passar pelo circo, que foi sucesso durante os 7 dias da 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui; apresentação conta com personagem autista como incentivo à inclusão

Após o grande sucesso na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui de Louveira, a presença do “Family Cirkus” na Área de Lazer do Trabalhador continua sendo aproveitada da melhor forma, com sessões gratuitas para os alunos da rede municipal de ensino, em uma ação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Eventos. Na última semana, a maior parte dos alunos já assistiu ao espetáculo. Nesta segunda, 15 de maio, assistem ao espetáculo circense as crianças das escolas CECI Herdeiros do Futuro, CECI Paraíso do Saber, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Aparecida Eufrasia Guisalberte Yembo, CECI Pica-Pau Amarelo, José Odair Montelatto e CECI Mundo Maravilhoso.  Nesta terça-feira (16), último dia de apresentações para as crianças das escolas, prestigiam o espetáculo os alunos das unidades CECI Pequenos Brilhantes, Vice-prefeito Pedro Miqueletto, CEIL Bairro e CECI Chapeuzinho Vermelho.

“Esta foi uma iniciativa da Prefeitura para que todas as crianças tivessem a oportunidade de aproveitar a presença do circo na cidade. Além da diversão que o espetáculo proporciona, o circo é um ambiente que faz parte do imaginário de toda criança e que encanta a todos. E neste caso a sessão está ainda mais especial com a participação do personagem Lukinha, que é um menino autista que demonstra que tem plena capacidade de estar envolvido nas atividades junto com os coleguinhas. E isso é muito importante, é o que nós, aqui em Louveira, trabalhamos para conquistas, com a inclusão nas escolas, com investimentos no Centro de Referência ao Autismo, que, além do atendimento profissional, também promove a inclusão, e inclusive o fizeram, levando as crianças atendidas no espaço da festa para se ambientarem e interagirem entre eles”, ressalta o Prefeito Estanislau Steck.

Segundo a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, os alunos das escolas municipais foram divididos em sessões no período da manhã e à tarde para assistirem ao circo, e acompanhados pelos educadores. “Esta ação foi um sucesso. Para as crianças, foi uma experiência muito proveitosa; e além da diversão, mas principalmente pelo personagem Lukinha, foi muito válida para nós, educadores, também. O autismo é uma realidade muito presente nas nossas famílias, então foi muito pertinente esse personagem estar incluído no circo”, diz a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

A inclusão das mais variadas realidades sociais é prioridade dentro da rede municipal de ensino em Louveira. Para atender a esta necessidade de inclusão, a Prefeitura atua, por meio da Secretaria de Educação, com uma grade multidisciplinar bastante estruturada, com profissionais capacitados para o fortalecimento da humanização na Educação. Dentro desta rede multidisciplinar, o destaque é o atendimento psicossocial realizado pela equipe profissional do Núcleo PertenSer, com psicólogos, assistentes sociais e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para as crianças com necessidades especiais.

Além da participação do artista circense ‘Lukinha, o Autista Artista’, o circo apresenta muita diversão com malabarista, acrobata, equilibrista, bambolês, palhaços e os personagens infantis mais amados pelas crianças como Peppa, patrulha canina, bolofofos, boneca LOL, entre outros.