Desenvolvimento Econômico | 29/10/2018

Prefeitura lança plano de desenvolvimento turístico para Louveira

Com o objetivo de potencializar a vocação do turismo na cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), elaborou o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Louveira.

Para a Prefeitura, a cidade tem um grande potencial de visitação devido à diversidade de atrativos, como o patrimônio histórico bem preservado, vinícolas, produtos artesanais, gastronomia variada, eventos culturais e artísticos, além do fácil acesso para turistas da região.

No texto, que passa a ter força de lei, a prefeitura estabelece um planejamento de ações, obras e marketing, obedecendo aos critérios de sustentabilidade e vocação do município, como a implantação de infraestrutura para acessibilidade e conforto, ampliação dos equipamentos de atendimento ao turista, melhorias na sinalização e paisagismo de áreas de lazer.

Como parte das melhorias para a cidade, o plano estimula a formação profissional de mão de obra local, ampliação da oferta de atrativos de valor turístico e fortalecimento da cooperação entre poder público, iniciativa privada e terceiro setor. Estas ações aprimoram as estruturas turísticas atuais, como o Centro de Informações Turísticas(CIT) e o turismo rural.

Emprego e desenvolvimento municipal

O turismo é uma atividade econômica que traz muitos benefícios para o município, como geração de emprego da mão de obra local, atrai investimentos, aquece a economia e promove iniciativas de preservação do patrimônio e do meio ambiente.

O Plano de Turismo de Louveira foi apresentado para a população em audiência pública, no dia 8 de outubro, na Câmara Municipal, e aprovado por todos os vereadores presentes na 17.ª sessão ordinária, que aconteceu no dia 16.