Desenvolvimento Urbano | 01/11/2023

Prefeitura investe em obras estruturantes para Habitação e Desenvolvimento Econômico

Seguem em andamento em Louveira a construção do Residencial Tabarana e da Usina de Suco, projetos inéditos, que beneficiam a população com moradias sociais, no caso do Residencial, e os produtores rurais, já que a usina de Suco será um importante aliado para a agricultura da cidade

Com objetivo de implantar ações e programas públicos que contribuam para a qualidade de vida dos moradores de Louveira, a Prefeitura concretizou neste ano importantes projetos que proporcionarão uma verdadeira transformação neste sentido nas áreas de Habitação e Desenvolvimento Econômico: o Residencial Tabarana e a Usina de Suco. As obras seguem avançadas, com grande parte da edificação já estruturada – paredes erguidas, cobertura e pavimentação, entre outros detalhes da construção. 

Em Habitação, o Residencial Tabarana é um projeto inédito na cidade – é o maior empreendimento de habitação social da história de Louveira. Viabilizada pela Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Habitação (Fumhab), a obra surpreende pelo ineditismo, pelo tamanho, pelo projeto arquitetônico do condomínio e pela planta do apartamento. Trata-se de um condomínio vertical, com 25 torres, totalizando 400 apartamentos, com toda estrutura para proporcionar dignidade e qualidade de vida aos moradores. 

Cada unidade conta com sacada, para mais amplitude e conforto; o condomínio terá portaria, garantindo a segurança; e salão de festa e quadra poliesportiva, para o lazer, convívio e atividade física. O Residencial Tabarana vem ao atendimento de uma demanda na área da habitação social e complementa o processo de regularização fundiária que em andamento em Louveira, que beneficia cerca de 500 famílias.

Na área de Desenvolvimento Econômico, outro grande e inédito projeto concretizado pela Prefeitura em 2023 é a Usina de Suco, que será um importante aliado para os produtores de uva e reforço para a agricultura da cidade. A fábrica será importante no processamento das uvas a serem transformadas em suco, contribuindo para evitar a perda das frutas em colheita com baixa comercialização, como já aconteceu. 

Além dessa importante valorização do trabalho dos produtores, a Usina de Suco também terá grande importância para o Turismo em Louveira, pois o local será ainda ponto de visitação na cidade, inclusive com loja para comercialização do suco, estrutura para recebe-los como sanitários e um deque para que o turista possa apreciar a vista. 

Localizada no Barreiro, no mesmo local do CAP (Centro de Apoio ao Produtor), a construção segue avançada, com a estrutura edificada, cobertura instalada, com pavimentação sustentável em execução, instalação do sistema elétrico em execução, entre outros detalhes. Na parte superior do terreno estão concluídos os barracões cobertos onde ficam guardados os maquinários. 

O prédio possui 2 andares, atendendo às áreas fabril e administrativa. Na área fabril, serão feitos o recebimento, armazenamento, processamento da uva e saída do suco pronto. Para a área administrativa, foram construídas salas de escritório, vestiários para os funcionários e sanitários, e a área de visitação para receber visitantes e turistas, com mezanino, deque, a loja para comercialização dos sucos e sanitários.

A Usina de Suco é a concretização de uma demanda antiga dos produtores de uva da cidade e uma das ações realizadas por meio da Divisão de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Usina de Suco