Saúde | 23/11/2023

Prefeitura inicia obra do novo Hospital Santo Antônio de Louveira

Com foco nos atendimentos de baixa complexidade, este é o primeiro hospital localizado na região do bairro Santo Antônio, integrando também a Rede Hospitalar Louveira

Com a instalação dos tapumes e da placa informativa, a Prefeitura de Louveira inicia a obra do Hospital Santo Antônio de Louveira. Com foco nos atendimentos de baixa complexidade, este é o primeiro hospital localizado na região do bairro Santo Antônio, integrando também a Rede Hospitalar Louveira, que junto com a Santa Casa, oferece atendimento pelo SUS à população para casos de baixa e média complexidade, complementando os serviços de alta complexidade gerenciados pelo Estado em hospitais na região via sistema CROSS. O Hospital Santo Antônio de Louveira estará localizado onde hoje é o Pronto Atendimento (P.A) e CEMO (Centro de Especialidades Médicas Odontológicas), na esquina entre a rua das Rosas e rua Luís M Cruz. Atualmente as obras acontecem somente no espaço do CEMO. O Atendimento do P.A segue normal.
 
“Este é um dos investimentos mais completos de Saúde em Louveira, que somará mais médicos para Louveira, atendimentos, novos espaços dedicados para atender crianças e adultos. Por meio da Rede Hospitalar Louveira, o sistema integra a Santa Casa, que realiza atendimentos de média complexidade e via sistema CROSS, encaminha casos de alta complexidade para os hospitais gerenciados pelo Estado, deste modo, gerando um escopo completo em Saúde para atender a população de Louveira”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
 
Na planta do projeto, é possível observar que o Hospital contempla atendimentos diferenciados, com estradas separadas, para público adulto e infantil, com total estrutura contendo setor de triagem, salas de observação e atendimentos de emergência, sala de curativos, farmácia, consultórios e leitos, resultando em uma estrutura completa para atender casos de baixa complexidade.
 
Durante a obra, para não prejudicar os pacientes, os atendimentos que seriam realizados no CEMO foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem equipamentos para casos odontológicos. Quando as obras iniciarem no espaço do Pronto Atendimento (P.A), para não prejudicar os pacientes, os atendimentos passarão a ser realizados no prédio localizado na Rua Antônio Chicalhone, número 279, que foi totalmente readequado e reformado, e após a conclusão da obra do hospital, o local passará a ser o novo prédio da Vigilância em Saúde.