Gestão Ambiental | 12/01/2023

Prefeitura e Associação Mata Ciliar trabalham para preservar a fauna silvestre de Louveira

Nesta quarta-feira (11), a Secretaria de Gestão Ambiental realizou uma reunião com os representantes da AMC, com o objetivo de elaborar um projeto de proteção de animais ameaçados de extinção

Com o objetivo de preservar a fauna silvestre e garantir a recuperação segura e correta de animais, a Prefeitura de Louveira e a Associação Mata Ciliar (AMC) continuam trabalhando e desenvolvendo novos projetos. Todas as ações fazem parte da gestão do atual prefeito, Estanislau Steck, que firmou o compromisso de preservar o meio ambiente.

“No último mês foi realizado um treinamento de resgate de animais silvestres em parceria com a Associação Mata Ciliar, no qual participaram agentes da Secretaria de Gestão Ambiental e da Guarda, que atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros neste trabalho”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Nesta quarta-feira (11), a Secretaria de Gestão Ambiental realizou uma reunião com os representantes da AMC, com o objetivo de elaborar um projeto de proteção de animais ameaçados de extinção. Além disso, um dos objetivos é criar melhorias para diminuir as incidências de zoonoses provocadas por animais domésticos de Louveira.

“O convênio com a Mata Ciliar visa garantir o tratamento veterinário de alta qualidade dos animais silvestres resgatados, assim como promover a reabilitação dos mesmos para soltura no município. Além desse trabalho, é realizado visitas educacionais junto às crianças da rede de ensino municipal”, complementa a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Para mais informações sobre cuidados com animais silvestres, acesse a Cartilha “Protegendo a Fauna Silvestre e Exercendo a Cidadania”, elaborada pela Secretaria de Gestão Ambiental e a Associação Mata Ciliar.

CLIQUE AQUI para acessar.

Confira abaixo algumas instruções disponíveis no documento:

MARITACAS:

Se encontrar maritacas em casa, jamais remova o ninho, pois tal ato configura captura de animais silvestres e pode ser considerado crime ambiental. Caso ela faça um ninho no forro de sua casa, espere os filhotes crescerem e deixarem o local por conta própria. Depois, feche a entrada do espaço para que não seja utilizado novamente.

GAMBÁS:

Para evitar ocorrências com gambás em áreas urbanas, tampe sempre as latas de lixo e a ração dos animais domésticos durante a noite. Gambás têm hábito noturno. Ao avistar no quintal da sua casa durante o dia, é muito provável que ele vá embora de noite.

PRIMATAS:

A orientação dos especialistas é para não dar nenhum tipo de comida aos animais silvestres. Ao receber alimento, o animal pode se tornar dependente do humano, o que é prejudicial. Além disso, ele pode ter problemas nutricionais por conta da diferença dos alimentos encontrados na natureza, além que o contato pode transmitir doenças.

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Serviço

Resgate de animais silvestres:
 
Secretaria de Gestão Ambiental no telefone 3878-9902 (segunda à sexta das 8h às 17h).
Guarda Municipal no telefone 153 (24 horas).
Corpo de Bombeiros no telefone 193 (24 horas).