Água e Esgoto | 18/05/2023

Prefeitura de Louveira segue com avanços em saneamento básico para a cidade

Para gerar avanços em saneamento básico em Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, segue com obras por toda a cidade. As obras vão gerar benefícios como redução de perdas na distribuição de água, novas redes coletoras de esgoto e avanços no controle de distribuição de água.

“O objetivo é tornar a cidade ainda mais eficiente para a população. São obras que vão trazer qualidade de vida para muitas famílias, além de tornar o controle e gerenciamento ainda mais eficaz”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Em janeiro, a Prefeitura iniciou as obras de rede coletora de esgoto para atender o Residencial Primavera e as regiões próximas. Ao todo, serão implantadas 8,2 km de rede em tubo PVC ocre. Cerca de 1.150 habitantes serão beneficiados com a obra. Até o momento, foram implantados 3,5 Km de tubulação.

A obra de setorização do Sistema de Abastecimento de Água no Reservatório Bandeirantes está em fase final. A setorização divide a distribuição de água em setores menores, facilitando o gerenciamento e o controle operacional do sistema de distribuição de água potável. Isso permite um controle maior da pressão da água e, consequentemente, reduz a quantidade de rompimentos de tubulações e vazamentos.

Nos últimos meses, foram realizadas obras de extensões de rede de água e rede coletora de esgotos nas regiões do Jardim Vera Cruz, Pau a Pique e Estiva, totalizando aproximadamente 4,6 km de tubulações. O trabalho atinge as metas estabelecidas na Lei Federal nº 14.026 de 2020, que atualiza o marco regulatório do Saneamento Básico e prevê a universalização do acesso da população aos serviços básicos de água e esgoto.

O Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo revisado, foram entregues três etapas do trabalho: Plano de Trabalho, Plano de Mobilidade e Diagnóstico. Está atualmente na etapa do Prognóstico e Ações, no qual está sendo revisado pelos técnicos para aprovação. O Plano de Saneamento tem a função de estabelecer as diretrizes nacionais para o saneamento básico. É de fundamental importância organizar sua implementação, de modo a dar executoriedade para suas metas, atingir os objetivos propostos e garantir a eficiência das ações.

“Além desses avanços no atendimento pelas redes públicas, conseguimos reduzir o índice de perdas na rede de fornecimento de água dos 39% para os atuais 31%, e continua em queda constante com as obras em andamento”, complementa o secretário de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes.

Conforme as obras avançarem e forem concluídas, a Prefeitura de Louveira vai divulgar no site oficial (louveira.sp.gov.br) e nas redes sociais.