Saúde | 01/03/2013

Prefeitura de Louveira realiza Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose

Divulgação / PML

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria da Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde, realizará de 04 a 15 de Março a Campanha de Intensificação de Busca de Casos de Tuberculose (TB) - 1º semestre / 2013.

Especialmente nesse período, todas as unidades de saúde do município intensificarão a busca de indivíduos com sintomas respiratórios que possam caracterizar a TB, como a tosse há 3 semanas ou mais. Em caso de suspeita, haverá coleta de escarro, exame utilizado para confirmação do diagnóstico.

A Tuberculose é uma doença bastante antiga, transmitida de pessoa a pessoa através do ar e tem tratamento. Caso esteja apresentando tosse há 3 semanas ou mais, é recomendável que a pessoa compareça à unidade de saúde mais próxima de sua casa. “Para que haja a interrupção da cadeia de transmissão da TB, é essencial que não só os profissionais de saúde, mas também a população seja sensibilizada quanto à importância do controle da doença”, explica Thereza Messora, Enfa. Vigilância Epidemiológica.