Desenvolvimento Econômico | 22/10/2013

Prefeitura de Louveira libera segunda remessa de reembolsos do prêmio do seguro agrícola

Produtores rurais dizem que o benefício veio em momento muito importante

Foto: Divulgação

Na ultima quinta-feira, dia 17/10, a Prefeitura Municipal de Louveira liberou o pagamento da segunda remessa de reembolsos ao prêmio do seguro agrícola de contratos realizados este ano visando a proteção das lavouras de frutas instaladas no município de Louveira, em especial a uva e o caqui.

De acordo com Daniel Miqueletto, diretor de Agricultura da Prefeitura de Louveira, nessa nova remessa do benefício foram reembolsados aos agricultores mais R$ 91.544,81 e a previsão é que o montante total chegue aos R$ 250.000,00 “Com esse dinheiro o produtor, além de reduzir seu custo de produção, tem condições de investir mais em sua lavoura, aumentando sua produtividade e a qualidade de seus produtos. Por outro lado sabemos que esse benefício isolado não é suficiente para que nossos agricultores se fortaleçam e consigam resistir à força da pressão imobiliária, mas o subsídio ao prêmio do seguro aliado ao serviço de mecanização agrícola, a consultoria agronômica, a aquisição de produtos locais para abastecer a merenda escolar, além de outras iniciativas que o prefeito Finamore estará implantando à partir de 2014 deverão contribuir para projeção de um quadro futuro mais positivo para os nossos agricultores”, complementa Miqueletto que ainda ressalta outras iniciativas que vem ocorrendo no meio rural como a difusão e implementação de novas tecnologias sustentáveis de produção; o desenvolvimento da atividade turística em algumas propriedade como complemento da atividade agrícola; além da organização do setor através do fortalecimento e do planejamento da APR- Associação de Produtores Rurais de Louveira.

O benefício referente ao subsídio municipal ao prêmio do seguro era uma antiga reivindicação dos agricultores alcançada após um forte trabalho do prefeito Junior Finamore e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Na abertura da 46ª Festa da Uva de Louveira o prefeito anunciou que o benefício teria início em 2014 por não haver para esse ano orçamento locado para essa finalidade, entretanto, após um apelo da APR, o prefeito se comprometeu a verificar a viabilidade de remanejar um recurso para atender aos produtores já em 2013. Após aprovação na Câmara Municipal, Finamore conseguiu viabilizar a solicitação da APR e beneficiar os agricultores num momento muito importante”, salientou Miqueletto.  De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico Jailson Marinho o benefício está respaldado por uma Lei Municipal e, com a autorização do prefeito, já estão locados recursos para essa finalidade para os próximos quatro anos.

Para os produtores Delma e Marco Antonio Gallo, que cultivam uva, pêssego e poncan, o reembolso é muito importante e veio numa boa hora  “Estamos muito contentes com esse benefício. Pago o seguro há 12 anos e não dá para ficar sem esse serviço por causa do granizo e agora, com o reembolso, vamos poder investir parte deste dinheiro na nossa produção.  Essa verba será usada na compra de caixas e embalagens para uva  que atualmente estão muito caras” contou Delma, que disse estar feliz com os incentivos dados pela Prefeitura aos agricultores “Realmente este ano a Prefeitura está empenhada em ajudar os produtores do município e nós estamos muito felizes. Além desse reembolso do seguro, a Prefeitura também tem nos ajudado com a consultoria agronômica,  com implementos agrícolas e com diversos serviços,  o que tem nos gerado ainda mais economias”, comemorou.