Saúde | 22/10/2015

Prefeitura de Louveira libera mais de R$ 1 mi para construção de UTI na Santa Casa

Projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Junior Finamore e será publicado na Imprensa Oficial desta quinta-feira (22); reforma no centro de imagens também foi sancionada

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, sancionou na manhã desta quarta-feira (21) o projeto de lei nº 75 que libera R$ 1.149.004,11 à Santa Casa para a construção de quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A assinatura da lei será publicada na Imprensa Oficial do município desta sexta-feira (23).

A nova estrutura será voltada aos moradores de Louveira e custeada pela Prefeitura. O projeto prevê reforma na estrutura física da Santa Casa e a aquisição de aparelhos específicos para o atendimento de alta complexidade.

Com a publicação da lei, a Santa Casa está liberada para iniciar o processo de licitação para determinar a empresa responsável por construir as instalações. A estimativa da Administração do Hospital é disponibilizar o novo espaço aos pacientes em março do ano que vem, já que o tempo estimado de execução da obra é de quatro meses.

“Estamos estruturando a Santa Casa desde o início do mandato para poder oferecer este serviço à população. Foi preciso diversas obras como a reforma do Centro Cirúrgico e da central de material esterilizado, entre outras estruturas fundamentais para a instalação da UTI. É muito gratificante fazer parte deste momento histórico para a Saúde de nossa cidade. O processo agora segue em parceria com a Santa Casa, e continuará sendo conduzido com muito empenho e responsabilidade”, afirmou o prefeito Junior Finamore.

Os recursos a serem utilizados nas intervenções são provenientes do superávit acumulado em orçamentos de anos anteriores. Por conta disso, o projeto precisou da avaliação da Câmara Municipal, que aprovou a proposta por unanimidade em sessão extraordinária realizada na última sexta-feira (16).  Anteriormente, no final de agosto, a iniciativa havia recebido o aval por unanimidade do Conselho Municipal de Saúde.

Centro de Imagens: reforma e compra de equipamentos

A edição desta semana da Imprensa Oficial trará também a assinatura do projeto de lei nº76, que libera R$ 1.319.015,74 para compra de equipamentos e reforma da estrutura das instalações dos setores de Raios-X da Santa Casa e do Pronto Atendimento (PA) do Bairro Santo Antônio, também administrado pelo Hospital. A partir da publicação, a Santa Casa poderá iniciar o processo de licitação.

A reestruturação do centro de imagens da Santa Casa é uma das medidas necessárias para a instalação da UTI.  “Para construir uma UTI, é preciso ter equipamentos que garantam a vida, como monitores, respiradores artificiais, cardioversores, entre outros. Além disso, é preciso um centro de imagens com equipamentos importantes, como raio-x móvel e digital, ultrassonografia e arco cirúrgico”, afirma Elaine Martins, administradora da Santa Casa de Louveira .

Outra iniciativa essencial para a instalação da UTI foi a reforma do Centro Cirúrgico. Iniciada em 2013 e finalizada no final de 2014, a intervenção recebeu investimentos na ordem de R$ 700 mil, que garantiram ao Hospital um novo espaço e  equipamentos de alta tecnologia. “A reforma do Centro Cirúrgico também foi fundamental para que pudéssemos planejar a construção da UTI. O antigo não tinha condições necessárias de atender este nível de complexidade. Hoje, um paciente que precisa de um procedimento cirúrgico que garanta a permanência dele na UTI, como por exemplo a traqueostomia, terá à disposição a estrutura adequada para a realização do procedimento”, afirma a administradora.

A central de material esterilizado também foi reformada visando atender pacientes em estado crítico de saúde. O novo espaço e os equipamentos garantem a esterilização adequada para não causar infecção hospitalar em pacientes em situação crítica de saúde.