Saúde | 26/04/2023

Prefeitura de Louveira inicia em breve as obras do novo Hospital do Santo Antônio

Desocupação do CEMO foi concluída; para não prejudicar os atendimentos realizados e sem diminuir o número de vagas, a demanda de pacientes e os profissionais foram transferidos e divididos entre as UBSs que possuem equipamentos para casos odontológicos

Para iniciar em breve as obras do novo Hospital do Santo Antônio, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou a desocupação do Centro de Especialidades Médicas Odontológicas (CEMO), local onde haverá salas de atendimento médico do novo hospital. De modo a não prejudicar os atendimentos realizados no CEMO e sem diminuir o número de vagas, a demanda de pacientes e os profissionais foram transferidos e divididos entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem equipamentos para casos odontológicos. A Rede Hospital Louveira, que passará a ser composta pela Santa Casa e o Hospital Santo Antônio, integra um sistema hospitalar na cidade que oferece atendimento pelo SUS à população, para casos de baixa e média complexidade, complementar aos serviços de alta complexidade gerenciados pelo Estado em hospitais da região. O anúncio da Rede Hospitalar Louveira foi efetivado pelo prefeito, Estanislau Steck, no auditório da Secretaria de Saúde, no dia 30 de março, dentro da Programação de Aniversário de 58 anos da cidade.

“É um dos investimentos mais completos de Saúde em Louveira, com aumento no número de médicos, de especialidades, atendimento de urgência e emergência, incluindo mais espaços e atendimentos na Santa Casa e um novo Hospital na região do Santo Antônio, com atendimentos diferenciados para Adulto e Infantil”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Todos os pacientes do CEMO foram previamente comunicados sobre a mudança do local de atendimento. As novas agendas já estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.

O novo Hospital no Santo Antônio será implantado onde hoje funciona o PA Santo Antônio e o CEMO. Em planta, que foi apresentada durante o anúncio, é possível observar que o Hospital contempla atendimentos diferenciados, com entradas separadas, para público adulto e infantil, com total estrutura contendo setor de triagem, salas de observação e atendimentos de emergência, sala de curativos, farmácia, consultórios e leitos, resultando em uma estrutura completa para atender casos de baixa complexidade e, dentro da Rede Hospital Louveira, apto para encaminhar pacientes atendidos que exijam média complexidade para a Santa Casa e, nos casos de alta, para hospitais da região e do Estado, via sistema CROSS – de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde.

“O Novo Hospital no Santo Antônio permite que mais pessoas com situações de baixa complexidade sejam atendidas na região do bairro, sem a necessidade de se deslocar para o Centro, evitando transtornos e levando menos tempo para ser atendido. Ter uma entrada separada para o público infantil é uma estratégia para a criança se sentir mais acolhida naquele momento delicado. Toda a estrutura do hospital vai contar com todas as ferramentas e equipamentos necessários para atender esse nível de casos”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

“Com o novo Programa Rede Hospitalar Louveira, que traz o Novo Hospital do Santo Antônio, a Santa Casa passa a ter um maior foco nos casos de média complexidade, ampliando a capacidade de atendimento desse nível, visto que, casos de baixa complexidade do bairro Santo Antônio serão em maior parte atendidos pelo o Novo Hospital. Os pacientes que exijam alta complexidade vamos continuar encaminhando para outras unidades da Região e do Estado”, disse a superintendente da Santa Casa, Natália Teixeira.

A Prefeitura de Louveira vai divulgar nos canais oficiais as próximas novidades sobre a obra do novo Hospital do Santo Antônio.