Desenvolvimento Econômico | 30/04/2013

Prefeitura de Louveira e SENAC promovem Curso Básico de Vinhos

Foto: Divulgação / PML

A Prefeitura de Louveira, por meio da Divisão de Turismo, em parceria com a secretaria de Assistência Social e com apoio do SENAC/SP, está promovendo o Curso Básico de Vinhos. A atividade é destinada aos empreendimentos do turismo rural do município e o grupo de participantes conta com 18 pessoas. As aulas são ministradas pelo prof Marcelo Shimit , da SENAC/SP e acontecem às  segundas-feiras na Pizzaria Estação e nas terças, na Vinícola Sitio Santa Rita.

“Este curso vai trazer informações para os empreendimentos que recebem todo tipo de turista. Através deste aprendizado os participantes poderão se aperfeiçoar e até expandir os produtos ofertados aos visitantes”, revela o prefeito Junior Finamore

O objetivo do curso básico de vinhos é promover uma iniciação ao mundo dos vinhos despertando o aluno para reconhecer aromas, sabores e demais características e estilos de vinhos, além de conhecerem as variedades de uvas brancas e tintas, as principais regiões produtoras e a linguagem da área. Na programação está prevista a abordagem dos temas: história do vinho; principais variedades brancas e tintas e suas regiões produtoras; o que é o vinho e os métodos de vinificação; aromas primários, secundários e terciários (qualidades e defeitos); a importância da adequação de linguagem para a correta apresentação do vinho. Também serão explanados os tópicos: temperatura, utensílios, abertura de garrafas, importância da rolha e dos copos.

O curso de vinhos traz a oportunidade de degustação para que os alunos tenham a oportunidade de aprenderem sobre os aspectos visual, olfativo e gustativo. Escolha, compra e armazenagem (adega básica de vinhos, princípios). A carga horária é de15 horas.