Desenvolvimento Econômico | 21/12/2022

Prefeitura de Louveira destina R$ 1,6 milhão para o PROMIF, o Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura, em 2022

148 propriedades estão cadastradas no município. Para receber o benefício, agricultor precisa cumprir 32 itens como meta de boas práticas agrícolas.

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destinou este ano R$ 1,6 milhão para o Promif, o Programa de Apoio ao Fruticultor de Louveira. A medida é um incentivo aos produtores que cumprem metas ambientais e de segurança no campo. São 148 propriedades cadastradas. O valor do benefício foi de R$ 5.979,17 por hectare cultivado com frutas.

“Para receber o benefício o agricultor precisa cumprir metas estabelecidas anualmente como: manejo adequado das culturas, utilização de EPIs, correta armazenagem dos insumos agrícolas, destinação adequada das embalagens de agroquímicos e demais resíduos sólidos, controle de erosão, rastreabilidade da produção, saneamento rural e manutenção das áreas de preservação ambiental. O subsídio é uma forma importante de incentivar a nossa agricultura com a contrapartida da adoção das boas práticas agrícolas e a consequente produção de água potável para toda população”, enfatiza Estanislau Steck, Prefeito de Louveira.

Quem comemora o incentivo são os agricultores. Uma delas é a Inês Frezza, produtora de uva há 30 anos. “Eu participo do programa desde o início em 2013 e é um incentivo importante para a agricultura. Recebemos com frequência o engenheiro agrônomo que vistoria quadra por quadra para atribuir as notas. Temos um comprometimento muito grande com esse incentivo”, relata a agricultora.

A importante ação do Promif vai ganhar reforço com um aplicativo e um site desenvolvidos pela Embrapa Territorial. O sistema foi apresentado recentemente em uma reunião na sede da empresa em Campinas e vai otimizar o processo de avaliação dos 32 itens, gerando um banco de dados que servirá para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor.

“É uma evolução diária de esforços. Em 2023, o subsídio continua. A tecnologia vai ajudar e muito na definição de políticas públicas e gerenciamento do programa municipal de apoio aos fruticultores”, conclui Ricardo Barbosa, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico.