Educação | 11/01/2023

Prefeitura de Louveira contrata 10 novos professores de Educação Especial

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, vem investindo cada vez mais em educação inclusiva. Neste sentido, para este ano, a rede municipal de ensino receberá 10 novos professores de Educação Especial. Os profissionais foram convocados via concurso público e tomaram posse já na primeira semana de janeiro.

"A Educação de qualidade é prioridade na nossa gestão, e esta contratação é um investimento fundamental para concretizar nosso objetivo que é de estruturar a rede municipal de forma que se consolide como uma das mais completas da região, garantindo o atendimento completo a todos os alunos, sem quaisquer distinções", afirma o Prefeito Estanislau Steck.

Em Louveira, a Educação Inclusiva é prioridade e visa garantir as condições ideais de oportunidades a todas as crianças por meio de ações efetivas desenvolvidas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ao todo, são atendidos 180 alunos pelo AEE.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, a contratação dos novos profissionais tem como objetivo ampliar e fortalecer ainda mais o trabalho do AEE. Para tanto, segundo Luciane, todas as escolas da rede municipal terão um profissional de Educação Especial.

"Temos em Louveira uma rede bastante estruturada de apoio escolar aos alunos que exigem cuidados mais específicos, como no caso de autismo, aos  transtornos TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), deficiências físicas, entre outras realidades. Temos, por exemplo, 90 cuidadores na rede municipal. É um cuidador para cada aluno com laudo médico. E cada aluno tem um plano específico de atendimento", diz a Secretária. Os professores de Educação Especial já estão sendo alocados nas escolas.

A função do professor de Educação Especial é direcionar as ações desenvolvidas para as crianças com deficiência , como orientar as famílias com relação aos aspectos físicos e intelectuais das crianças, direcionar o trabalho do professor efetivo em sala de aula e também ser apoio para a formação dos cuidadores.

A contratação dos professores de educação inclusiva tem papel fundamental dentro da estrutura de atendimento da rede municipal de ensino de Louveira, que também oferta aos alunos o núcleo PertenSer, composto por psicólogos e assistente social.