Gestão Ambiental | 22/02/2023

Prefeitura de Louveira continua trabalhos na área ambiental aliados aos novos parâmetros do Programa Município VerdeAzul (PMVA)

Durante a gestão do prefeito, Estanislau Steck, a Prefeitura desenvolveu projetos com grandes impactos positivos na área ambiental

Com foco nas causas ambientais, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, continua trabalhando com metas em ações para buscar atingir os objetivos traçados nos novos parâmetros do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do Estado. As ações fazem parte do governo do prefeito, Estanislau Steck, comprometido com a manutenção correta da gestão ambiental, proporcionando bem-estar para os moradores e futuras gerações.

“Estamos há dois anos trabalhando em ações para promoção do desenvolvimento sustentável. Já realizamos o plantio de cerca de 20 mil novas árvores, ações de conscientização, aprimoramento em gestão ambiental, além disso, estamos desenvolvendo novos projetos, como o Centro de Educação Ambiental Tabarana e realizando o inventário de arborização urbana da cidade”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

O Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras do estado na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A pontuação obtida no programa é utilizada como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município. A pontuação vai de 0 a 100, e acima de 80 pontos, a cidade recebe o Certificado Município VerdeAzul.

Para o ano de 2023, as diretivas e critérios de avaliação foram atualizadas, e são:

Diretiva 1 - Governança Ambiental
Diretiva 2 - Avanço na Sustentabilidade
Diretiva 3 - Educação Ambiental
Diretiva 4 - Uso do Solo
Diretiva 5 - Gestão das Águas
Diretiva 6 - Esgoto Coletado e Tratado
Diretiva 7 - Resíduos Sólidos
Diretiva 8 - Qualidade do Ar
Diretiva 9 - Arborização Urbana
Diretiva 10 - Biodiversidade

“A Secretaria de Gestão Ambiental, juntamente com outras Secretarias, vai continuar trabalhando as ações e projetos para obter a pontuação máxima em todas as dez diretivas. Nosso foco é a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado e da promoção de uma cidade sustentável e inteligente”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Durante a gestão do prefeito, Estanislau Steck, a Prefeitura de Louveira desenvolveu projetos com grandes impactos positivos na área ambiental.

Entre as principais ações, foi lançado em 2021 o Projeto Tarabana, que tem o principal objetivo de despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. Entre as ações do projeto, foi realizado trabalhos de conscientização com a população, com incentivos para a reciclagem correta e educação para as crianças da rede pública de ensino. Outra novidade que em breve estará pronta para funcionamento, é o Centro Educacional Tarabana, que vai proporcionar conhecimento sobre meio ambiente para todos os louveirenses.

Também é mantida e promovida a parceria com a Associação Mata Ciliar, responsável por acolher, tratar e devolver à natureza os animais silvestres resgatados no município. Junto a Associação, foi realizada nova capacitação com os técnicos da Secretaria de Gestão Ambiental e os Guardas Municipais para melhoria do serviço de manejo dos animais.

Entre os avanços nas conquistas ambientais, a Prefeitura de Louveira realizou a destinação correta de produtos contaminantes, que se entrassem em contato com a natureza ou com seres humanos, poderia causar danos graves.

A Prefeitura de Louveira vai divulgar no site oficial (louveira.sp.gov.br) e nas redes sociais as próximas novidades relacionadas a ações ambientais e ao Programa Município VerdeAzul.