Desenvolvimento Econômico | 14/12/2022

Prefeitura de Louveira avança na agricultura e se destaca na região com uso de tecnologia desenvolvida pela Embrapa Territorial

Um aplicativo inovador será utilizado para coleta de informações, elaboração de relatórios e gerenciamento do PROMIF, Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura.

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, teve acesso essa semana a um aplicativo exclusivamente desenvolvido pela Embrapa Territorial para otimização dos protocolos de coleta de informações e auditorias das propriedades produtoras de frutas do município aderentes ao PROMIF. A tecnologia é resultado de um acordo de cooperação técnica que também propiciou o desenvolvimento de um site que, entre outras informações, dará maior transparência sobre os resultados da aplicação dos recursos do PROMIF.

“O conjunto de ferramentas tecnológicas desenvolvidas através desse acordo de cooperação técnica com a EMBRAPA deverá agilizar os protocolos de vistorias e monitoramentos das propriedades aderentes ao PROMIF, possibilitando a criação de um amplo banco de dados que permitirá a identificação de problemas e a criação de novas políticas públicas que beneficiem a agricultura e toda população louveirense. Além disso a criação de um site exclusivo para o Programa permitirá o acesso aos resultados reais decorrentes desse subsídio à fruticultura”, ressalta o Prefeito Estanislau Steck.

Em 2022, o subsídio do PROMIF chegou a R$ 1,6 milhões. São 148 propriedades cadastradas. O valor do benefício foi de R$ 5.979,17 por hectare cultivado com frutas. Para receber o benefício o agricultor cadastrado precisa cumprir metas estabelecidas anualmente com relação à questões agronômicas, administrativas, sociais e, principalmente ambientais.

“Os serviços prestados e os programas de incentivos econômicos destinados agricultor louveirense tem se tornado exemplo para os municípios da região que tem procurado nossa Divisão de Agricultura para obterem informações sobre todo esse trabalho que, no final, visa manter o produtor no campo e melhorar a qualidade de vida no município. Através da adoção das boas práticas agrícolas nossos agricultores, além dos alimentos, também produzem um resgate histórico-cultural, beleza cênica, solos produtivos, ar puro e, principalmente, a água que abastece nossos mananciais. A nova tecnologia desenvolvida pela Embrapa vai nos ajudar no aprimoramento do PROMIF, possibilitando o pagamento do benefício em faixas de valores de acordo com as notas de avaliação obtidas nas auditorias das propriedades, explica Ricardo Barbosa, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Louveira.

Além das ferramentas tecnológicas apresentadas, no período em que estiveram trabalhando em Louveira os pesquisadores da Embrapa aproveitaram para mapear a ocupação do solo nas áreas rurais e o estado das áreas de preservação ambiental: APPs, reservas legais e remanescentes florestais. Também foi testada a utilização de drones para monitorar aspectos agronômicos das culturas e identificar problemas ambientais como processos de erosão, assoreamentos de cursos d'água e proteção de nascentes.

“A nova tecnologia aplicada ao PROMIF possibilitará ao Programa atingir um novo patamar de excelência na medida em que permitirá a observação da evolução das áreas beneficiadas e trará maior transparência sobre a aplicação dos subsídios recebidos pelo produtor de frutas, inclusive premiando àqueles que mais se destacarem no cumprimento das metas estabelecidas anualmente em contrapartida ao recebimento do benefício.”, conclui Daniel Micheletto, Engenheiro Agrícola da Prefeitura de Louveira.