Desenvolvimento Urbano | 29/08/2023

Prefeitura conclui obras no futuro Centro Logístico de Medicamentos

​O galpão, localizado em condomínio industrial, será o novo local de armazenamento dos insumos da Secretaria da Saúde; prédio tem cerca de 800m² e salas climatizadas para a conservação dos medicamentos

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, conclui a primeira etapa para o Centro Logístico de Medicamentos, com a finalização da reforma do galpão. A obra incluiu adequação de um galpão de 800m², localizado estrategicamente no Condomínio Industrial Trevizo, próximo à região central, e incluiu adequações para atender às normas de técnicas de Saúde.

“Esta foi uma obra muito importante porque representa um grande avanço na Saúde de Louveira. Com o novo centro, não apenas os medicamentos, mas os insumos e materiais permanente da Secretaria serão armazenados neste local. Esta é uma ação inovadora da Prefeitura e estratégica para Louveira porque promove uma agilidade na administração destes itens, com melhor controle e distribuição”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A reforma foi realizada em duas fases: a primeira com melhorias na estrutura física do galpão, inclusive com tratamento específico para o piso – aplicação de resina e tratamento dos rejuntes; infraestrutura para nova instalação elétrica e pintura geral; e na segunda foram feitas a montagem dos espaços, com a instalação das divisórias para definir os ambientes, e de itens de segurança e itens técnicos conforme a necessidade apontada pela Secretaria da Saúde, e que inclui, por exemplo, ar condicionado e portas que específicas para garantir o controle da temperatura dentro do ambiente.

Com a conclusão da reforma, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dará início ao cronograma de mudança, que deve começar em breve. Louveira conta hoje com dois locais diferentes para o armazenamento: os medicamentos estão no CS III (UBS Dra. Lucilene Mosca Melin), no centro, e os demais suprimentos no CRL (Centro de Reabilitação de Louveira).

Segundo a Secretária de Saúde, Márcia Bevilacqua, com a centralização dos serviços, o atendimento será otimizado porque o local concentrará todos os insumos de forma estratégica.

“São salas refrigeradas, cada uma com temperatura especificamente controlada para a conservação dos medicamentos. O local está muito bem estruturado e possibilita uma completa reorganização de todos os insumos e materiais utilizados pela Saúde e também das equipes que atuam neste serviço fundamental para a assistência farmacêutica em Louveira”, diz a Secretária de Saúde, Márcia Bevilacqua.