Serviços Públicos | 08/05/2015

Prefeitura começa recapeamento do Bairro São Francisco

Depoimento

Obra integra um contrato que engloba pavimentação e recape de 35 ruas

A Rua Pedro Chiquetto, localizada no Bairro São Francisco, está sendo recapeada pela Prefeitura. A previsão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Obras) é concluir o recape da via até o final da próxima semana. Além de garantir maior mobilidade urbana, o novo asfalto visa melhorar os trechos danificados pelas obras de implantação de uma adutora, instalada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) para melhorar o abastecimento de água da região.

Conforme explica a empreiteira responsável pelo contrato, devido a esta intervenção, alguns trechos da Pedro Chiquetto precisaram de substituição de toda a massa asfáltica.

No espaço já recapeado pela Prefeitura, os moradores demonstraram muita satisfação com o novo asfalto. Para a dona de casa Geane da Silva Araújo, moradora do Bairro há dois meses, o asfalto de qualidade “facilita muito o trânsito no bairro”. “Principalmente para as vans de transporte escolar que vem buscar a criançada”, reforça. Ela diz que ficou muito contente com a iniciativa da Prefeitura. “É uma obra muito boa para a gente”, opina.

Residente no bairro há 31 anos, o pastor Moisés Alves conta que quando chegou ao local, nos anos 80, a rua era de terra. Hoje ele comemora o novo asfalto. “Achei que ficou muito bom o recape. Isso ajuda muito a circulação de carros no Bairro”, acrescentou.

Contrato abrange 35 ruas

A obra no São Francisco integra um contrato que engloba pavimentação de 20 ruas e recape de outras 15 vias em bairros de todos os cantos da cidade, com investimento total na ordem de R$ 42 milhões em obras de mobilidade urbana.

A região rural da cidade também recebe melhorias. Enquanto uma equipe trabalha no recape da Pedro Chiquetto, outro grupo de operários implanta a rede de drenagem de águas pluviais na Rua Quiproquó, no Bairro Monterrey, que também será pavimentada após o término deste serviço.

A operação envolve outras ruas do São Francisco, que também serão recapeadas. Depois de concluir o asfalto neste bairro, a equipe segue para o Jardim Amazonas, para, em seguida, prosseguir a outros bairros da cidade.

O total de asfalto utilizado para a pavimentação será de cerca de 110 mil metros quadrados. Já o recapeamento ultrapassará os 115 mil m² de asfalto.

O contrato abrange também a construção de uma rede de drenagem totalizando 295 bocas de lobo e 30 mil metros de guias e sarjetas. As intervenções vão viabilizar ainda ligações de esgoto em 80 residências.

0507_pavimentação_são_francisco_(5).JPG