Desenvolvimento Urbano | 28/08/2023

Prefeitura começa nova obra de contenção em mais um trecho do Córrego Sapezal na Estiva

A intervenção será realizada a partir desta semana no ponto da Avenida Alexandre Biasi, por onde segue o córrego, e se faz necessária devido ao deslizamento de terra na encosta causado pelas fortes chuvas do início do ano

A Prefeitura de Louveira segue com intenso cronograma de obras com objetivo de melhorar a infraestrutura da cidade. Neste sentido, a administração, por meio de Secretaria de Secretaria de Serviços Urbanos, começa uma nova obra de contenção da encosta de um dos trechos do Córrego Sapezal, na Avenida Alexandre Biasi, na Estiva. O local foi afetado pelo grande volume de água, no início do ano, na época das chuvas intensos, que causou um deslizamento de terra e erosão. A obra deve começar nesta semana e tem previsão para ser concluída até o final do ano. 

“Esta é uma nova obra feita para proteger este ponto de inundações, como que aconteceram no início do ano, quando a água transbordou a ponto de derrubar árvores, toda a encosta. A força da água foi tão grande que quebrou a estrutura que havia no local. E o murro em gabião é mais resistente e drenante, já que é feito com pedras. O objetivo é reduzir a velocidade da água e minimizar os danos. Temos estruturado uma outra obra como esta, mas em um porte maior, que é ali na rotatória da Atílio Biscuola. É importante fazer a canalização do Córrego para evitar este tipo de transtorno e, principalmente, evitar as enchentes”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A obra engloba serviço para drenagem pluvial, a construção do muro de contenção no sistema em gabião e o aterro no entorno das encostas. Responsável pela obra, o Secretário de Serviços Públicos, Ricardo Pissulin, explica que a intervenção vai garantir uma melhor estabilidade, melhor drenagem, protegendo contra erosão e inundações. Além da questão de segurança, a aplicação da estrutura do gabião, também melhora a estética da encosta do Córrego. 

Córrego Sapezal

No sentido de estruturar os trechos do Córrego Sapezal, a Prefeitura vem realizando a canalização de um grande trecho, nas proximidades de onde começará esta nova obra. A intervenção acontece na rotatório da Atílio Biscuola, no acesso à rodovia Anhanguera, que segue para fase de finalização. 

No local, foi construído o canal para passagem da água, a implantação do muro de contenção em gabião e agora segue para o aterramento em torno do canal e, após conclusão, a Prefeitura deve realizar o projeto urbanístico e de iluminação na rotatória. O Córrego do Sapezal é um dos afluentes do Rio Capivari e tem grande importância dentro da bacia hidrográfica de Louveira e região.

Sapezal Alexandre Biasi