Segurança | 12/04/2024

Prefeitura capacita agentes com Treinamento em Identificação, Manejo de Animais Peçonhentos e Primeiros Socorros

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, promoveu a participação de agentes da Guarda Municipal em um importante treinamento voltado à identificação, manejo de animais peçonhentos e execução de primeiros socorros em casos de acidentes com tais animais. Este curso, de vital importância para a segurança e saúde da comunidade, foi promovido pela RINEM - Rede Integrada de Emergência, e foi realizado no centro de treinamentos da empresa Projeted, na cidade de Jarinu/SP.

O treinamento contou com a participação do GM Waldemar, comandante da Guarda Municipal de Louveira, e do GM Jailson, que atua na Defesa Civil, ambos comprometidos com a segurança e bem-estar do município. A instrução foi ministrada pelo Sr. Fernando, Cabo PM do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que compartilhou seu vasto conhecimento e experiência no campo.

Abaixo alguns dos conteúdos abordados no treinamento:

- Identificação das Principais Espécies de Animais Peçonhentos: Foram discutidas as características das espécies mais comuns da região, permitindo aos participantes reconhecerem e diferenciarem animais peçonhentos potencialmente perigosos.
- Perfil Epidemiológico de Acidentes: Análise dos acidentes mais comuns envolvendo animais peçonhentos, fornecendo um entendimento crucial para a prevenção e tratamento.
- Captura e Manejo de Animais Peçonhentos: Técnicas seguras para a captura e manejo desses animais, visando reduzir o risco de acidentes.
- Primeiros Socorros: Procedimentos essenciais para prestar os primeiros socorros em caso de acidentes com animais peçonhentos, até que a ajuda médica especializada esteja disponível.

Abaixo algumas dicas de Segurança e Primeiros Socorros:

- Evite Acidentes: Mantenha jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de lixo, entulho e materiais de construção, que podem servir de abrigo para animais peçonhentos.
- Atenção e Precaução: Use luvas e botas ao manusear materiais de jardim, lenha, e ao caminhar em áreas de mata ou com vegetação alta.
- Identificação: Conheça as características das serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos comuns na região de Louveira.

Em Caso de Acidente: Mantenha a calma, isso evita que o veneno se espalhe rapidamente pelo corpo. Não faça torniquetes ou cortes no local da mordida ou picada. Procure atendimento médico imediatamente.

A região é habitat de várias espécies de animais peçonhentos, incluindo serpentes como a Cascavel, Jararaca e a Coral, além de aranhas como a Armadeira e o Escorpião Amarelo. É importante que a população saiba identificar esses animais e agir corretamente em casos de acidentes. As crianças e idosos são mais propensos a terem problemas nos casos de acidentes.

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h pelo telefone: 19 3848-3097 e 24h nos casos de emergências nos telefones: 153 ou 19 3878-1512 Guarda Municipal.