Desenvolvimento Urbano | 30/08/2023

Prefeitura avança na 2ª fase das obras de revitalização da Subestação

​Em um dos prédios localizados dentro do complexo ferroviário da Substação Francisco Monlevade, a Prefeitura realiza obra de reforma das salas e sanitários e, posteriormente, a pintura do local

A Prefeitura de Louveira tem realizado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, cerca de 20 obras estruturantes e que estão transformando a cidade em todas as áreas. E para tanto, tem feito também reformas importantes nos prédios públicos, como na área da Saúde, nas escolas, beneficiando em 11 unidades, e em outros pontos de atendimento à população. Na área da Cultura, a Prefeitura deu início à uma nova etapa de obra na Substação Francisco Monlevade, com a reforma de salas e sanitários de um dos prédios em anexo.

“Entre as cerca de 20 obras que estamos fazendo por toda a cidade, focamos trabalhando também para a manutenção dos prédios públicos, neste caso, para conservação de toda estrutura da Substação. A intenção é melhorar as condições deste espaço para que possa ser utilizado pela Secretaria de Cultura e Eventos. Neste caso estamos falando sobre a Substação, que é ponto turístico e que carrega em sua estrutura a história de Louveira”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, explica que a reforma é uma segunda etapa das obras de revitalização da Subestação, que foi entregue à população em março pelo Prefeito, Estanislau Steck, dentro do pacote de ações em comemoração aos 58 anos de Louveira. “Estamos trabalhando na implantação de sanitários femininos, masculinos e adaptados para pessoas com deficiência. Também estamos estruturando as salas para receber o setor administrativo, sala para funcionários, para o público e o camarim, já que o local será utilizado pela Secretaria de Cultura e Eventos”, ressalta o Secretário Pissulin.

O complexo Ferroviário de Louveira abrange a Estação Ferroviária e a Subestação de energia; é patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e faz parte do primeiro trecho construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, conhecidos pelo pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira.

A restauração entregue pela Prefeitura em março foi feita no Centro de Memória. O espaço está aberto para visitação do público, às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h. A Substação Francisco Monlevade está localizada na Rua Hermes da Fonseca, n° 82 no Jardim Niero.