Desenvolvimento Urbano | 12/09/2023

Prefeitura avança em obras de canalização de trechos do Córrego Sapezal

Com foco em segurança e estabilidade das encostas do Córrego, as intervenções acontecem em 2 pontos da cidade; na rotatória da Atílio Biscuola a Prefeitura realiza a concretagem do trecho ao lado da Rua Manoel Antonio Chiquetto; na Estiva, as obras estão em fase de conclusão

A Prefeitura de Louveira segue com obras de infraestrutura por toda cidade: são cerca de 20 em execução, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Duas delas envolvem responsabilidade ambiental e estão sendo realizadas para melhorar a estrutura das encostas em trechos do Córrego Sapezal, com melhor drenagem: na rotatória da Rua Atílio Biscuola, que dá acesso à rodovia Anhaguera, e também, próximo a este mesmo local, mas no bairro Estiva, na Avenida Alexandre Biasi. Na Atílio Biscuola, as equipes realizam a concretagem do canal que fica ao lado da Rua Manoel Antonio Chiquetto, e que é a continuação do trecho que passa pela rotatória. Já na Estiva, a obra segue para a fase de acabamentos e conclusão.

“Estas obras são importantes porque garantem um nível maior de segurança no sentido de evitar erosões e enchentes. Na Estiva, por exemplo, a encosta já tinha sofrido erosão com a força das chuvas do início do ano; então o local precisava realmente desta manutenção. E na rotatória da Atílio Biscuola, a obra é mais complexa porque são dois pontos, tanto no meio da rotatória como na lateral. Temos acompanhado e as obras seguem o cronograma. Além da questão técnica, de segurança e de prevenção contra incidentes, que são proporcionadas pelo sistema de gabião, as obras também conferem um visual bonito. Temos trabalhado intensamente em todas as obras pensando na melhoria da infraestrutura da cidade e para o melhor atendimento à população”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A obra do bairro Estiva, na Avenida Alexandre Biasi, foi executada com a implantação do sistema de gabião como muro de contenção e de tubulação para canalização da água, que estão em fase de conclusão. A equipe deu início nesta semana à fase de acabamento no entorno das encostas, com aterro e plantio de grama. A intervenção foi necessária depois de o local ter sido afetado pelo grande volume de água na época de chuvas intensas do início do ano e que promoveram a erosão de grande parte da encosta do Córrego Sapezal.

Já na rotatória da Rua Atílio Biscuola é uma das principais obras das 20 que estão em andamento na cidade. O local recebeu uma significativa intervenção no trecho que passa dentro da rotatória como no trecho que segue pela lateral da Rua Manoel Antonio Chiquetto, que atualmente recebe a concretagem do canal. A implantação do muro de gabião nas laterais já foi concluída. Depois de finalizada a obra, a Prefeitura realizará na rotatória um projeto paisagístico e de iluminação para valorizar visualmente esta que é uma das principais entradas da cidade.