Gestão Ambiental | 01/04/2020

Prefeitura assina o pagamento do PSA para mais 11 famílias por práticas de preservação ambiental

Prefeitura assina o pagamento do PSA para mais 11 famílias por práticas de preservação ambiental

Na quinta-feira (26), a Prefeitura assinou 11 novos contratos do Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). O programa é realizado por meio da Secretaria de Gestão Ambiental com objetivo de incentivar ações de preservação ambiental nas propriedades rurais em Louveira.

O PSA financia ações de proteção aos recursos hídricos, proteção e formação de fragmentos florestais e adequação ambiental das propriedades rurais do município, beneficiando toda a cidade. Além disso, a proteção do programa ajuda proteger rios e nascentes.

Desde 2017, através do PSA, a Prefeitura já contribuiu com a restauração ambiental de 32 propriedades, totalizando 234.200 m² de área de mata preservada, 118.900 m² de área recuperada e a recuperar e 20 mil mudas plantadas. O valor total do pagamento para todos aos proprietários que aderem ao programa é de R$ 161.076,25, além de R$ 226.895,54 investidos em plantio.

Credibilidade

Através de um diagnóstico agroambiental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para gestão dos recursos hídricos de Louveira, a prefeitura levanta os dados sobre as nascentes com vulnerabilidade. A partir deste mapeamento, é possível realizar ações de limpeza e replantio de vegetação para proteger estes locais.