Desenvolvimento Econômico | 19/04/2023

Prefeitura apresentará produtos rurais de Louveira na Feira Agrishow

Em parceria com o Sebrae, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará em Ribeirão Preto em maio, representando Louveira em uma das principais feiras agropecuárias do Brasil

Destaque em todo o Estado de São Paulo pela qualidade dos produtos e no centro do Circuito das Frutas, Louveira será representada em uma das mais importantes feiras agropecuárias do país – a Agrishow, em Ribeirão Preto, que acontece de 1 a 5 de maio. A chamada Missão Louveira é uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, que levará para a feira a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e agricultores, e por meio deles, alguns produtos rurais de Louveira.  A missão acontece no dia 4 de maio.

“Esta é uma oportunidade perfeita para Louveira, tanto para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na pessoa do Secretário Ricardo Barbosa, como para os nossos produtores rurais se conectarem com as ideias e ações que os demais agricultores de outros locais do Estado estão fazendo, interagir e, claro, apresentar os nossos trabalhos, os nossos produtos, que são de extrema qualidade. A agricultura, apesar de não ser mais a base econômica de Louveira, faz parte da nossa cultura, é importantíssima para nosso desenvolvimento, com grande destaque para a fruticultura”, disse o Prefeito Estanislau Steck, que preside o Circuito das Frutas.

O Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa, estará na Missão Louveira representando o município. Ele explica q importância da feira para a economia baseada na agricultura.

“A agricultura tem uma importância gigantesca dentro do nosso país, e em Louveira também é assim. E a Agrishow é uma referência; eles têm know-how no setor agro e oferecem soluções digitais de promoção e divulgação para aumentar as vendas, fechar negócios e alcançar novos clientes. E a nossa participação na feira é estratégica; é uma ótima oportunidade para divulgarmos e apresentarmos os produtos de Louveira e nossos serviços para um público qualificado”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Barbosa.

Ações

A agricultura é um dos destaques das ações de desenvolvimento econômico em Louveira. Neste sentido, a Prefeitura atua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com diversos projetos e programas para fomentar e fortalecer o setor, em especial à fruticultura. Uma delas é a tradicional Festa da Uva e do Caqui, que leva o nome da cidade para todo o Brasil; as feiras semanais com vendas de hortifrúti que são realizadas em diversos bairros da cidade e em dias diferentes da semana; e os subsídios financeiros que a Prefeitura executa junto aos agricultores para garantir melhores condições de produção.

Como novidade deste ano da gestão do Prefeito Estanislau Steck é o Programa Incentivo ao Cultivo Protegido, que prevê recursos de até R$ 500 mil para a área da agricultura e cujo objetivo é ajudar os produtores a investir na segurança da lavoura contra as intempéries e ao ataque de pássaros e morcegos. Outra ação de suma importância é o Promif (Programa Municipal de Incentivos a Fruticultura), que representa um grande apoio aos produtores rurais. Outra novidade é a construção da Usina de Suco, que está em construção pela Prefeitura. Para tanto, será criada uma cooperativa para gerir a usina, que será responsável pelo armazenamento do excedente das frutas na época da colheita, em especial à uva. Todas essas ações concretizam as políticas públicas da gestão do Prefeito Estanislau Steck para o fortalecimento do desenvolvimento econômico de Louveira.