Desenvolvimento Econômico | 01/11/2023

Prefeitura apoia encontro de produtores de uva e vinho

​O Prefeito, Estanislau Steck, recebeu em seu gabinete os organizadores do 6º Encontro Enoconexão, que acontece em Louveira nos dias 8 e 9 de novembro e reúne produtores de uva e vinho de todas as cidades do Circuito das Frutas

Louveira será a sede na próxima semana do 6º Encontro Enoconexão, que reúne produtores de uva e vinho para tratar sobre aspectos técnicos, de produção, manejo e vinificação. O evento acontece nos dias 8 e 9 de novembro no Salão da Cultura, em Louveira, com palestras de especialistas nacionais e internacionais sobre ascensão dos vinhos paulistas, dupla poda e os efeitos do El Niño na produção. Para formalizar o convite ao Prefeito, Estanislau Steck, os organizadores do evento estiveram na Prefeitura nesta terla (31), acompanhados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto. O Prefeito deve participar do evento, também como Presidente do Circuito das Frutas, já que tem a co-organização do Polo Turístico do Circuito das Frutas.

O Encontro Enoconexão deve reunir mais de 500 pessoas para tratar sobre a importância que da região no quesito de produção de uvas e bons vinhos. O evento é gratuito e a inscrição deve ser feita online. Para efetivar a inscrição (CLIQUE AQUI)  

Entre os palestrantes de renome internacional estão Marta Dizy Soto, pesquisadora e professora da Universidad de La Rioja (Espanha), com a palestra ‘Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium’; Álvaro Peña-Neira, engenheiro agrônomo e professor da Universidad de Chile (Chile), com a palestra ‘Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho’.

Também estará presente o enólogo Lucas Amaral, responsável pela vinícola experimental da EPAMIG, que falará sobre a técnica da dupla poda da videira e as peculiaridades da elaboração de vinhos com essas uvas na palestra ‘Novas fronteiras vitivinícolas - A técnica de dupla poda’.

O 6º Encontro Enoconexão tem co-organização do Polo Turístico do Circuito das Frutas, formada pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. O Encontro Enoconexão foi criado em 2018 a partir da necessidade de resgate cultural da vitivinicultura na região de Jundiaí, e posteriormente também nas regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.

Cronograma

Palestra: Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium

Data e horário: 08/11 das 15h às 16h30

Dra. Marta Dizy Soto é graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Química pela Universidad Autónoma de Madrid com especialização no Master em Enologia e Viticultura da Universidad Politécnica de Madrid.  Realizou seu projeto de pesquisa do pós–doutorado durante quatro anos na Universidad de California (Davis)e trabalhou com técnica de vinícola durante uma safra na Austrália. É professora do curso de enologia da Universidad de La Rioja e Subdiretora do Projeto Enoregião. É professora convidada das Universidades de California, Princeton (EEUU), Northwest Agriculture and Forestry (China), Craiova (Rumania), Estadual de Campinas (Brasil) e Brighton (Reino Unido). É pesquisadora do Instituto de Ciências de la Vid y el Vino (Espanha).

 

Palestra: Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho

Data e horário: 08/11 das 16h30 às 18h

Dr. Álvaro Peña-Neira é engenheiro agrônomo/enólogo e professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade do Chile. Possui PhD em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha). Atualmente, lidera o grupo de pesquisa em viticultura e enologia da Universidade do Chile, tendo como linha de pesquisa a composição fenólica das uvas e vinhos em relação às práticas vitícolas, à maturação da uva, às técnicas de vinificação e ao envelhecimento do vinho. Ele ministra aulas em cursos de mestrado no Chile e Argentina.

 

Palestra: Novas fronteiras vitivinícolas - A técnica de dupla poda

Data e horário: 9/11 das 16h30 às 18h

Lucas Amaral possui graduação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de São Paulo (2017) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2021). Pesquisador da EPAMIG- Núcleo Tecnológico Uva e Vinho desde 2021 e Responsável Técnico pela Vinícola Experimental.