Segurança | 20/10/2023

Prefeitura aplica R$ 17 milhões em Segurança Pública de janeiro a agosto de 2023

São investimentos em estrutura: nos últimos 2 anos e meio a Prefeitura ampliou em 50% o número de câmeras de monitoramento, que hoje são mais de 180 por toda a cidade; também aumentou em 16% o efetivo de guardas municipais, que hoje são em 94 na equipe, além da compra de novos armamentos, uniformes, equipamentos tecnológicos e veículos

Com investimentos de mais de R$1 bi nos últimos dois anos e meio em Louveira, a segurança pública tem sido dentro deste cenário uma das prioridades da gestão. Os números impressionam. Neste ano foram R$ 17 milhões de janeiro a agosto - R$ 413,20 per capita. A Prefeitura ampliou em 50% o número de câmeras de monitoramento nos últimos dois anos e meio, e que hoje são mais de 180 por toda a cidade; também aumentou em 16% o efetivo de guardas municipais na cidade, em uma ação inédita que aumentou a equipe para 94 guardas; além de investir em novos armamentos e uniformes. (SAIBA MAIS)

Com objetivo de aprimorar os atendimentos e ofertar serviços de excelência à população, o pacote de ações em segurança inclui também um sistema eficiente de videomonitoramento, reforço no patrulhamento com contratações de agentes, aquisições de equipamentos tecnológicos, armamentos e veículos, programas e treinamentos constantes para os profissionais, e medidas preventivas que fortalecem a conscientização sobre a segurança, como, por exemplo, as operações de trânsito, de estiagem, Operação Verão, simulação de atendimentos à situação de emergência, entre outros.  (SAIBA MAIS)

Como resultado destes investimentos, Louveira tem sido beneficiada com ações ostensivas desenvolvidas de forma abrangente e integradas entre a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, Defesa Civil e Divisão de Trânsito, e as forças policiais.

No 1º semestre deste ano a Prefeitura ampliou, por exemplo, o sistema de monitoramento com a implantação de quatro câmeras PTZ (PAN / TILT / ZOOM), giratórias e com grande poder de alcance, no Jd. Esmeralda, Vassoural, Mirante Santo Antônio e Monterrey. Mas são muitas as ações de reforço no combate à criminalidade, como aquisição de drone, aparelhos intercomunicadores utilizados nos capacetes dos agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), cães farejadores que atuam na Guarda Municipal contra o tráfico de drogas e muitas outras. (SAIBA MAIS)

Todos os investimentos têm resultado em baixos indicadores de criminalidade em Louveira comparados com as demais cidades da Região Metropolitana de Jundiaí, e em premiações estaduais e nacionais que colocam a cidade entre as mais seguras do Brasil. Entre elas está o reconhecimento pelo Governo do Estado de São Paulo de Louveira como Cidade Resiliente.

No 2º semestre deste ano, o ranking Connected Smart Cities 2023 apontou Louveira como o 13º município mais seguro do Brasil. Entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes (pequeno porte), Louveira foi considerada a 5ª melhor em segurança  (SAIBA MAIS) Os investimentos reforçam a ampla atuação e comprometimento da Prefeitura com a segurança pública em Louveira.