Educação | 31/05/2023

Prefeitura aplica avaliação de matemática aos alunos de Ensino Fundamental

Até sexta-feira (2), todos os alunos das turmas de 1º ao 5º ano serão avaliados por meio da Saber Louveira; aplicação acontece de forma digital, com o tablet de cada criança; avaliação resultará em diagnóstico municipal para aferir o nível de conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental

Dando continuidade à avaliação Saber Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, aplica durante toda esta semana questões para aferir o nível de conhecimento e proficiência dos alunos diante dos conhecimentos básicos de Matemática. A avaliação está sendo aplicada nas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e acontece em todas as unidades escolares até sexta-feira, 2 de junho.

Na última semana, a avaliação foi feita diante do conteúdo da disciplina de Português. E seguindo a premissa de um sistema educacional inclusivo, estabelecido por ações concretas implementados pela Prefeitura de Louveira, a avaliação conta com intérprete de libras para atender às necessidades dos alunos com deficiência auditiva. Ao final, mais de 3,5 mil alunos do Ensino Fundamental terão passado pela avaliação municipal.

“A Saber Louveira faz parte dos investimentos que a Prefeitura tem feito de forma séria desde o início da nossa gestão na área da Educação. Por meio dela, vamos poder elaborar um diagnóstico municipal e ter conhecimento de como nossas crianças estão compreendendo o conteúdo transmitido em sala de aula, e, diante do resultado, estabelecer novas diretrizes e novos projetos”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A Saber Louveira foi aplicada pela primeira vez em 2022, com objetivo de avaliar o nível de proficiência dos alunos diante dos conteúdos programáticos ministrados durante as aulas online no período da pandemia. Neste ano, a Prefeitura mantém a avaliação, porém, com a novidade de que ela está sendo aplicada pelo tablet de cada aluno, cuja entrega também fez parte do investimento na área educacional durante a pandemia, para que todos tivessem acesso às aulas.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, falou a respeito da importância da avaliação e do resultado positivo da utilização do tablet para esta atividade.

“É uma grande vantagem para o município realizar sua própria avaliação. Desta forma, podemos mensurar o aprendizado dos alunos diante daquele conteúdo específico que ministramos em sala de aula. E neste ano, com essa novidade, que é a aplicação digital da avaliação, acreditamos que o resultado será divulgado de forma mais ágil. Nossa intenção é que a Saber Louveira seja um verdadeiro aliado da Educação em Louveira, como importante instrumento de contribuição para políticas públicas”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.