Saúde | 08/12/2022

Prefeitura amplia, em 2022, acesso a medicamento através do programa Remédio em Casa

Serviço realizou até dezembro a entrega de 607 pedidos desde o seu inicio

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou o acesso dos munícipes aos medicamentos e estimula a continuidade de tratamentos através do programa “Remédio em Casa”, que realizou, até o mês de dezembro, entrega de 607 pedidos desde o seu inicio, em março de 2022. Entre março até outubro de 2022, 68% da demanda foi contemplada. De 526 pedidos no intervalo de oito meses, 360 foram atendidos. O programa é mais um avanço nos investimentos em Saúde na gestão do Prefeito Estanislau Steck em Louveira. 

“Como forma de ampliar a acessibilidade dos medicamentos aos munícipes, o Remédio em Casa iniciou no mês da comemoração de 57 anos da emancipação de Louveira e é um marco de muita importância na nossa Gestão, que prioriza saúde e qualidade de vida”, afirma o prefeito. 

O Remédio em Casa é um serviço que surgiu com o objetivo de facilitar o acesso aos medicamentos e estimular continuidade de tratamentos médicos. O programa realiza entrega em domicílio dos medicamentos disponíveis nas farmácias municipais da cidade, sempre de acordo com a prescrição médica. Caso a receita esteja vencida, o medicamento não poderá ser entregue.
 
Inicialmente, apenas pacientes acamados ou a partir de 65 anos de idade poderiam solicitar medicamentos de uso contínuo, porém, o programa foi ampliado e munícipes de todas as idades podem solicitar não apenas medicamentos de uso contínuo, como também outras classes de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios. 

Por questões legais, os remédios de uso controlado (estabelecidos pela portaria nº 344 do Ministério da Saúde), imunossupressores e insulina não podem ser entregues nas residências. Nestes casos, a retirada deverá ser feita nas farmácias. Os medicamentos de alto custo, que são fornecidos pelo Estado, também não estão disponíveis no serviço de entrega. 

“As solicitações não contempladas tiveram motivos como fotografia de receituário ilegível ou vencido, medicamentos não padronizados na Rede Municipal ou que a legislação não permite entrega domiciliar”, disse a Secretaria de Saúde, Marcia Bevilacqua. 

Como eu faço a solicitação?
  
As solicitações de entrega de medicamentos podem ser feitas via whatsapp. Para realizar o pedido, basta entrar em contato pelo número (19) 99465-3804 e ter em mãos o Cartão Cidadão ou RG e foto nítida do receituário médico. 

Quem preferir, ainda pode fazer a solicitação pelo APP CC-Louveira (disponível para iOS e Android). Na tela inicial, basta clicar em "Solicitações", "Nova Solicitação", "Remédio em Casa" e inserir o número do Cartão Cidadão do beneficiado. Será preciso tirar foto da receita médica para anexá-la ao pedido.