Saúde | 31/05/2023

Prefeitura alerta sobre alto índice de faltas em consultas na Saúde

Na média, 13% de faltas são registradas nas Unidades Básicas e, nos casos de especialidades, o índice chega na média de 20%; Prefeitura alerta sobre importância da conscientização em desmarcar para o repasse da agenda a outro paciente

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, alerta sobre o alto índice de faltas em consultas agendadas. Nos últimos quatro meses, entre janeiro e abril de 2023, a média de faltas em consultas de Atenção Primária à Saúde (APS) foi de 13,62%, totalizando 50.175 faltas. Essas são as consultas de clínico geral, pediatra, ginecologista e obstetra, dentista, enfermeiro, assistente social, psicólogo e nutricionista. Quanto a média de faltas em consultas especializadas no mesmo período, sendo elas em reumatologista, fonoaudiologia, acupuntura, pneumologia infantil, cirurgião ortopédico, otorrinolaringologista, neuropediatra, oftalmologista, entre outras, a porcentagem é de 19,49%. 

“É importante que os pacientes avisem caso não possam comparecer em uma consulta para poder remarcar a data e também para disponibilizar o horário para outra pessoa”, disse o prefeito Estanislau Steck. 

A Prefeitura reforça a importância de comparecer às consultas agendadas e desmarcar com antecedência caso não possa comparecer. É divulgado semanalmente o número de vagas disponíveis para agendamento de consultas. É possível agendar uma consulta pessoalmente, direto na UBS mais próxima, das 8h às 17h, ou por WhatsApp. 

“No processo de ampliar o atendimento na área da saúde,  o número de faltas é um fator muito importante. Queremos minimizar essa quantidade, abrindo espaço para mais pessoas se consultarem” disse a Secretária de Saúde Márcia Bevilacqua.