Gestão Ambiental | 22/10/2015

Prefeitura alerta para o consumo consciente de água

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto (SAE), alerta para o consumo de água no município.

Desde 2013 a Prefeitura apela para o bom senso da população para reduzir a média per capita de consumo. Os resultados apareceram e, dos 144 litros que gastava em média no ano de 2013, o morador de Louveira passou a consumir 125 litros, em média, por dia em 2015. Se considerarmos a média da Organização das Nações Unidas, que é de 110 litros diários por pessoa, podemos dizer que houve conscientização.

A administração pede para que o munícipe evite lavar carros, calçadas, quintal, tomar banhos demorados, deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, entre outras ações preventivas. Também é recomendável fazer uma revisão periódica na instalação hidráulica, evitando vazamentos. Informações e possíveis denúncias sobre desperdiço podem ser feitos pelo telefone 0800.7744377.

Investimentos

Desde o começo da administração a Prefeitura investe forte em melhorar a capacidade e qualidade da rede de distribuição de água, com a implantação de adutoras para solucionar os problemas de falta de água no município. Com novas tubulações e adutoras, Louveira já sofreu uma redução nas perdas de água de 49% para 42% na rede de distribuição.

A Secretaria pretende implantar também cerca de 40 km de rede de distribuição de água e outros 40 km de coletor de esgoto em áreas urbanas ainda não interligadas com as estações de tratamento, inclusive em áreas de manancial, como a região rural da cidade.

Além de conquistar outorgas para captação de água e elaborar projetos de represas, o plano de abastecimento conta também com a construção de nove reservatórios que já estão sendo construídos e que vão duplicar a capacidade de armazenamento de água da cidade.

Com previsão de término para o final de janeiro de 2017, os nove reservatórios vão consumir R$ 12 milhões de investimentos do orçamento da Prefeitura. No entanto, conforme cronograma da Secretaria de Água e Esgoto, a execução das obras ocorrerá em subsequência, assim dentro desta data a maioria já estará em funcionamento.
Somadas, as caixas d’água vão armazenar 11 milhões e 500 mil litros d’água, quantidade próxima ao potencial de armazenamento da estrutura já existente.