Saúde | 23/11/2023

Prefeitura adia para sexta-feira (24) ação do Novembro Azul na Praça da Bica

Devido a previsão de grande acumulados de chuvas, a Prefeitura de Louveira adia evento da Campanha do Novembro Azul. A ação aconteceria hoje,quinta-feira (23), das 9h às 12h, na Praça da Bica, e foi adiada para amanhã (24) no mesmo horário. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para risco meteorológico para as regiões de Campinas, Sorocaba, Capital e Litoral Norte. CLIQUE AQUI para saber mais. 

A campanha do Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar o público masculino sobre a prevenção ao câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce. Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Louveira realiza ação orientativa sobre o tema e vacinação contra gripe e Covid, das 9h às 12h, na Praça da Bica. Esta ação também ocorreu na quarta-feira (22) na Estação Ferroviária.

Já nos dias 29 e 30, a Prefeitura realiza o “Papo de Boteco”, das 14h às 16h, nas regiões dos bairros Santo Antônio e Centro. Nestes dias, os profissionais da saúde estarão nos bairros do Centro e Santo Antônio em estabelecimentos com público predominantemente masculino, com aferição de pressão, vacinas da gripe e Covid, oferta de agendamento com clínico geral e conscientização sobre o câncer de próstata.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

De acordo com os especialistas, a melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é por meio do diagnóstico precoce. Em caso de necessidade, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. CLIQUE AQUI para conferir a lista de todos os endereços, horários e contatos das UBS’s.