Educação | 15/02/2024

Prefeitura abre em março inscrições para bolsas de estudos de Ensino Técnico e Superior

As inscrições estarão abertas de 4 a 15 de março e devem ser feitas na Secretaria de Educação, no Santo Antônio; as bolsas são destinadas exclusivamente aos estudantes moradores de Louveira e disponibilizadas por meio de reembolso; os valores podem chegar a até 60% do valor total das mensalidades, com teto de R$ 649,70 para o PRES e R$ 633,05 para o PRET

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, dará início em março ao processo de inscrição para os programas Rumo ao Ensino Tecnológico (PRET) e Rumo ao Ensino Superior (PRES) para o 1º semestre. As inscrições acontecem de 4 a 15 de março, e é uma importante oportunidade para que os estudantes possam receber subsídio para estudar em instituições privadas.

Para ser contemplado, o estudante precisa residir em Louveira e passar pelo processo de classificação com entrega da documentação exigida pela Secretaria de Educação (veja lista abaixo). Os estudantes devem atender a todos os requisitos estabelecidos pelas leis nº 2.082/2009 (PRES) e nº 2.319/2013 (PRET) e entregar a documentação pessoalmente na Secretaria de Educação

Quanto ao pagamento, é feito na forma de reembolso, sendo 60% do valor da mensalidade, com teto de R$ 649,70 para o PRES e R$ 633,05 para o PRET - valores sujeitos a reajustes.

 

Critérios

Entre as principais condições para a concessão da bolsa estão:

- tempo mínimo de três anos de residência em Louveira

- não ter diploma de curso tecnológico ou superior anterior

- não ser beneficiário de outro programa ou auxílio de bolsa

- ter renda máxima familiar de até 7 salários mínimos (PRET)

- ter renda máxima familiar de até 5 salários mínimos (PRES)

 

Inscrição

Para fazer a inscrição, os interessados devem imprimir a Lei Municipal referente ao curso (PRES ou PRET) e a Ficha de Inscrição diretamente do site da Prefeitura de Louveira (links abaixo). Depois, devem seguir os seguintes passos:

1. Preencher a ficha de inscrição

2. Juntar todos os documentos comprobatórios

3. Inserir a ficha de inscrição e todos os documentos comprobatórios em um envelope identificado com o nome do aluno e o programa escolhido (PRES ou PRET)

4. Lacrar o envelope

5. Depositar o envelope lacrado na caixa identificada na sede da Secretaria de Educação, localizada na Rua Santo Scarance nº 176, no bairro Santo Antônio, entre às 8h e 16h30.

A Secretaria de Educação reforça que, caso os documentos não estejam de acordo com os critérios estabelecidos por lei, o estudante será automaticamente desclassificado.

É fundamental prestar atenção a todos os requisitos e se certificar de que os documentos entregues comprovam a veracidade das informações da Ficha de Cadastro.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo número (19) 97162-3958 (telefone ou whatsapp). O número foi disponibilizado para atendimento exclusivo aos estudantes que desejam participar do processo de seleção.

 

Programa Rumo ao Ensino Superior (PRES)

CLIQUE AQUI para baixar a Lei nº 2.082/09

CLIQUE AQUI para baixar a Ficha de Inscrição

 

Programa Rumo ao Ensino Técnico (PRET)

CLIQUE AQUI para baixar a Lei nº 2.319/13

CLIQUE AQUI para baixar a Ficha de Inscrição