Governo | 28/10/2015

Prefeito sanciona verba para compra de ambulâncias e instalação de mamógrafo

UBS Centro

Investimento virá do superávit acumulado; verbas para programas sociais, cobertura de arquibancada do Estádio e obras de infraestrutura urbana também foram liberadas

Louveira vai contar com três novas UTI’s móveis e um furgão adaptado para usuários de cadeira de rodas. A assinatura do prefeito Junior Finamore sancionando o projeto de lei que libera a verba para aquisição dos veículos foi publicada na Imprensa Oficial de sexta-feira (23).

Com o investimento, calculado em R$ 762 mil, a intenção da Prefeitura é disponibilizar ambulâncias para os novos postos de saúde atualmente em construção – um no bairro Monterrey, outro no Terra da Uva e um terceiro no Sagrado Coração de Jesus. Uma delas será cedida para uso da Santa Casa de Louveira.

A medida visa, segundo justificativa do projeto, suprir o aumento de demanda de pacientes transportados em consultas e exames para dentro e fora do município.

A lei libera ainda R$ 200 mil em investimento na adequação de uma sala e na compra de equipamentos necessários para instalação de um mamógrafo na Unidade de Saúde do Centro. A estimativa é que o equipamento de mamografia esteja funcionando no início de 2016.

As aquisições somam R$ 962 mil provenientes do superávit financeiro acumulado dos orçamentos de 2013 e 2014.

Arquibancadas do Estádio serão cobertas

Em outra lei também publicada no semanário do dia 23, a Prefeitura destina R$ 925 mil do superávit para investimento em obras de infraestrutura e na construção da cobertura das arquibancadas do Estádio Municipal Vice-prefeito José Silveira Nunes.

O projeto da cobertura já foi elaborado, e o próximo passo é o processo licitatório para definir a empresa responsável pela execução da obra.  Depois de iniciada, a estimativa é concluir a construção em quatro meses.

Obras de urbanização e desapropriações

O investimento mais valioso, de R$ 3 mi 900 mil, passa a ser administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (obras). O montante, segundo justificativa da Prefeitura, deve ser empregado em obras complementares de urbanização, como a construção de calçadas e muros.

O valor também será utilizado para cobrir despesas de contratos já em andamento, custear desapropriações de terras, além de adquirir material de consumo, contratar serviços e comprar equipamentos para a Secretaria.

Serviços de Assistência Social

A Prefeitura destinou R$ 494 mil do superávit para serviços na área de Assistência Social. A lista de medidas inclui a renovação dos contratos com as empresas prestadoras de serviço na Proteção Social Básica (PSB), Proteção Social Especial (PSE) e inclusão produtiva.  Parte do valor será utilizada na compra de cestas básicas para famílias de baixa renda atendidas no Cras Centro e no Cras do Bairro Santo Antônio.

A iniciativa tem por objetivo suprir o aumento na demanda por cursos profissionalizantes, cestas básicas, entre outras ações sociais.