Governo | 27/06/2013

Prefeito Junior Finamore se reúne com secretário estadual e solicita investimentos no Turismo

Foto: Divulgação / PML

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, e outros representantes do consórcio turístico do Circuito das Frutas se reuniram com o secretário estadual de Turismo, Cláudio Valverde, na manhã da última terça-feira (25 de junho), e entregaram pedido de verbas para impressão de folder de divulgação dos atrativos da região, aquisição de um veículo e viabilização de um curso de qualificação para os produtores rurais.  Os requerimentos integram o planejamento do consórcio para este ano, aprovado no dia 17 de maio, que prevê ainda a realização da Caminhada do Circuito e da Expo Circuito das Frutas. Após apresentados ao secretário, os pedidos serão submetidos à análise dos técnicos e promotores do Turismo Estadual.

Durante a audiência, realizada na sede da Secretaria Estadual, em São Paulo, os representantes das cidades do Circuito das Frutas ouviram do secretário Cláudio Valverde a intenção do Governo do Estado em ampliar o ‘leque’ das cidades turísticas com direito a receber verbas via Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), de 67 para 100.

Com o acréscimo de novas estâncias, consequentemente o Estado aumentará o aporte de recursos, que hoje giram em torno de R$ 288 milhões. Os recursos encaminhados às estâncias são destinados à valorização de pontos turísticos e à atração de mais turistas, promovendo a geração de emprego e aquecendo a economia local.

Diante da possibilidade de Louveira – assim como outras cidades do Circuito das Frutas – ingressar o grupo contemplado pelo Dade, o prefeito Junior Finamore reiterou a necessidade de investimentos na região e apontou Louveira como uma das cidades com maior capacidade de se tornar estância e receber incentivo do Estado. “Louveira é uma cidade com atrativos turísticos bem organizados e grande potencial de desenvolvimento desta área, despontando, a meu ver, como uma grande candidata a se tornar estância e fazer parte das cidades contempladas por recursos via Dade”, opinou o prefeito.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico de Louveira, Jailson Marinho; o deputado estadual Adilson Rossi; o presidente do Consórcio Polo Circuito das Frutas e prefeito de Itatiba, João Fattori; o prefeito de Morungaba, José Roberto Zem; o vice-prefeito de Jarinu, Cal Ferrara; além do secretário de Turismo de Valinhos, Wilson Ventura; e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Indaiatuba, Silvio Domingues.

Proposta de evento

O secretário de Turismo lançou, durante a reunião, a ideia de realização de um evento para atrair turistas às 10 cidades do Circuito das Frutas. O evento contaria com o apoio do Programa Roda São Paulo, cujos ônibus percorreriam os pontos turísticos com moradores e visitantes. A proposta será discutida em uma reunião futura entre os secretários de Turismo das cidades e o representante do Estado. Cláudio Valverde revelou ainda a intenção de criar, em 2014, uma Escola de Capacitação em Gastronomia, com o intuito de promover cursos rápidos de formação de profissionais voltados ao setor.

Circuito das Frutas

O Circuito das Frutas é um Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico que reúne dez municípios (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) formando um roteiro gastronômico e cultural bem dinâmico. A região é uma importante produtora de produtos agrícolas, especialmente frutas, destinadas ao comércio no Estado e para a exportação. Destacam-se a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.