Obras | 28/11/2013

Prefeito Junior Finamore se reúne com engenheiros da Artesp após solicitação do Governador para agilizar projeto do trevo

Foto: Divulgação

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, se reuniu na manhã de quarta-feira (20 de novembro) em São Paulo com o diretor de investimentos da Artesp, Theodoro de Almeida Pupo, e engenheiros e integrantes da AutoBan  para dar prosseguimento à elaboração do projeto de ampliação do Trevo do Burch e construção de um novo dispositivo na altura do Bairro da Estiva. O encontro foi marcado após solicitação do governador Geraldo Alckmin, que pediu à Artesp e à Secretaria Estadual de Transporte agilidade na finalização do projeto, durante audiência na semana anterior.

A proposta da Artesp é efetuar as obras em duas etapas. A primeira consiste na construção do trevo na altura da Estiva, dispositivo solicitado por Finamore para diminuir significativamente o tráfego de caminhões no Trevo do Burch, por onde trafegam cerca de mil caminhões dia. Essa intervenção abrange ainda a duplicação da Rua Francisco Pereira Dutra, facilitando o fluxo de veículos entre a Rodovia Anhanguera e a Vereador Geraldo Dias.  E em um segundo momento está previsto a ampliação do trevo já existente, com rotatórias maiores e duplicadas.

No encontro, a AutoBan - concessionária administradora da Rodovia Anhanguera – se prontificou à entregar o estudo de tráfego do trecho do novo Trevo e a previsão de custo no dia 10 de dezembro. Esses estudos são necessários para a elaboração do projeto executivo e edital de licitação da obra.

Finamore reforçou a importância das intervenções nos arredores do Bairro da Estiva para desafogar o tráfego de caminhões no Trevo do Burch. “O Trevo da Estiva irá balancear o fluxo de veículos que acessam a cidade. O caminhão que tiver que acessar os complexos logísticos instalados às margens da Anhanguera não vai mais precisar utilizar o mesmo dispositivo dos carros que trafegam pelo trecho louveirense da Romildo Prado. Portanto, irá beneficiar tanto para as empresas de logística, que contribuem com a arrecadação do município, quanto para a população”, opina Finamore.

A reunião contou também com a presença do secretário de Obras de Louveira, Lorival Verardo, e representantes e engenheiros da Artesp, AutoBan e da empresa contratada pela Prefeitura para repaginar o mapa viário de Louveira.

Reuniões pela Ampliação do Trevo

Este foi o oitavo encontro com deputados e integrantes do Governo Estadual para viabilizar as obras do trevo. Pouco antes de assumir, em dezembro, Finamore já havia se reunido com Theodoro Pupo, e com o deputado estadual e Presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, Edmir Chedid, para adiantar as tratativas pela ampliação do trevo.

Já no cargo, em março, Finamore voltou a se reunir com Davi Zaia e a diretora-geral da Artesp, Karla Bertocco, para discutir o projeto.

No mês seguinte, o encontro foi com o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, no Palácio do Governo, onde Finamore teve a oportunidade de entregar em mãos a primeira versão do projeto.

Já em junho foram feitas duas reuniões: uma com o secretário estadual de Transportes, Saulo de Castro Abreu, e outra novamente com Theodoro Pupo, na sede da Artesp.

Depois, acompanhado do secretário municipal de Obras, Lorival Verardo, Finamore voltou a se reunir com engenheiros da Artesp para averiguar o andamento do projeto, que está sendo agilizado a pedido do governador durante audiência realizada no Palácio do Governo na semana retrasada.

Plano viário

Enquanto trabalha para viabilizar a obra do trevo, a Prefeitura planeja paralelamente algumas intervenções e readequações no mapa viário municipal. Uma empresa especialista foi contratada para elaborar um estudo de mobilidade urbana, mapeando as vias já existentes e diagnosticando os principais gargalos. A primeira fase do Plano Viário, que consiste no diagnóstico da mobilidade urbana de Louveira, está previsto para ser entregue no dia 15 de janeiro.