Negócios Jurídicos | 29/07/2013

Prefeito Junior Finamore e presidente da OAB Estadual visitam obras do Fórum de Louveira

Foto: Jasso / PML

Acompanhado do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de São Paulo, Marcos da Costa, o prefeito Junior Finamore visitou na tarde da última quinta-feira (25 de julho) as obras do Fórum de Louveira, que deve começar a operar em aproximadamente 60 dias.

A unidade da Justiça Estadual está sendo instalada no antigo prédio da Prefeitura e irá receber processos de entrância inicial (antiga primeira entrância). Embora distrital, o órgão contará com estrutura considerada uma das melhores do Estado.

O prédio, tombado por ser patrimônio histórico do município, irá abranger uma Vara Distrital, ofício judicial, agência bancária, gabinete do juiz e um salão do Júri – estrutura vista somente nos principais fóruns de São Paulo. A reforma possibilita ainda a instalação de uma sala destinada à OAB local, outra para o Ministério Público e espaço reservado para uma futura expansão da Vara.

Na análise do presidente da OAB Estadual, Marcos da Costa, a instalação da vara distrital em Louveira representa “um ganho na proximidade da Justiça com o cidadão”. Ele disse ainda que a estrutura do Fórum de Louveira figura entre as melhores do Estado. Ainda de acordo com o presidente da OAB de São Paulo, a Vara Distrital local permitirá desafogar o Fórum de Vinhedo em quase metade dos processos.

O prefeito Junior Finamore, por sua vez, avalia a instalação do Fórum Distrital de Louveira como um “evidente sinal de prosperidade e crescimento da cidade”. Em sua opinião, o Fórum será um instrumento importante na agilização dos processos movidos pelos cidadãos louveirenses. O prefeito destacou ainda a localização privilegiada do órgão judiciário, situado no coração do município, o que, segundo ele, “possibilita uma identificação da população com o Fórum”.

Após a conclusão da estrutura física – de aproximadamente 1.600 m² de área construída -, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo instalará os pontos de rede e todo o suporte de informática necessário para o funcionamento do órgão, previsto para iniciar as operações entre setembro e outubro deste ano.

Acompanharam a visita os presidentes da OAB de Vinhedo (que abrange Louveira) e Valinhos, Adriana Viel e Gilson Baioni, e os secretários de Governo e Negócios Jurídicos de Louveira, Hélio Braz e Anderson Campos – respectivamente.

 

Eleições da Nova Diretoria da OAB local

À noite, o prefeito Junior Finamore e o presidente da OAB Estadual prestigiaram a cerimônia de posse da nova diretoria da subsecção da OAB de Vinhedo e Louveira, realizada na Câmara Municipal.  Composta pela presidenta Adriana Viel, vice-presidenta Sandra Aparecida de Paula, secretária Denise Ribeiro, secretária adjunta Sandra Rossi e pelo tesoureiro Francisco Consolo Júnior, a recém-empossada diretoria ficará a frente da instituição pelos próximos três anos.

A solenidade contou também com a presença dos secretários municipais Hélio Braz (Governo), Anderson Campos (Negócios Jurídicos), Rose Skelton (Gestão Ambiental) e André Raposeiro (Administração), além do presidente da Câmara de Louveira, Estanislau Steck, vereadores e representantes de OABs da região.