Desenvolvimento Econômico | 12/09/2013

Prefeito Junior Finamore conversa com agricultores e acompanha serviço de Mecanização Agrícola em propriedade rural

Foto: Jasso / PML

Na tarde da última quinta-feira, dia 05, o prefeito Junior Finamore esteve reunido com diversos produtores rurais na propriedade do agricultor Luis Cestarolli, um dos locais em que a Divisão de Agricultura da Prefeitura de Louveira está realizando o serviço de Mecanização Agrícola. Além de acompanhar o trabalho de preparo do solo, o prefeito aproveitou a oportunidade para conversar com os agricultores, ouvir as expectativas e falar do seu compromisso com o fortalecimento da atividade rural. “Fico feliz em poder contribuir com o trabalho dos agricultores, com a difusão de novas tecnologias, realização de pesquisas, além da assistência técnica aos produtores. Essa administração tem o compromisso de buscar sempre mais incentivos para que as famílias continuem produzindo e vivendo da agricultura”, afirmou Finamore.

De acordo com Marco Biazzi, que é responsável pela coordenação do serviço de mecanização agrícola, neste ano já foram realizados 56 atendimentos a agricultores do município, com cerca de 1200 horas trabalhadas numa área de aproximadamente de 60 hectares. Considerando um custo médio de R$120,00/hora-máquina, só com esse serviço nossos agricultores já receberam um investimento de R$ 144.000,00 em preparo de solo. “Esse trabalho representa muita economia para quem vive da atividade agrícola porque recebem a terra preparada para o plantio com custo zero. Muitas terras que estavam sem serem aproveitadas, com a passagem do trator, agora podem produzir rendendo ainda mais lucros��, afirmou Marcos Biazzi. Na  mecanização agrícola, o trator  faz a subsolagem, gradagem e aração dos terrenos.

Para Luis e Sergio Cestarolli, o apoio da Prefeitura significou uma economia de mais 70%.  “Estamos muito felizes. Com a vinda do trator deu uma redução de gasto muito grande e o serviço foi muito mais rápido do que se nós tivéssemos  que contratar de outro lugar. Com o custo zero, o dinheiro economizado será utilizado na compra de insumos, estacas, mourão e arames para melhorarmos a plantação. Também temos muito a agradecer pela consultoria técnica gratuita do engº agrônomo Marcos Kabayashi recentemente contratado pela Prefeitura, pois através dos ensinamentos e dicas conseguimos economizar 40% em produtos e defensivos agrícolas”, comemorou Sergio, que representa a quarta geração de agricultores da família Cestarolli.

Com sua propriedade localizada no bairro Monterrey, Ângelo Garcia disse que a ajuda é fundamental para que os produtores não quebrem “Todo esse trabalho que a Prefeitura está nos proporcionando chegou numa hora muito importante porque pagar uma pessoa para fazer esse serviço sai muito caro e agora poderei usar este dinheiro para investir no sítio. Se a Prefeitura não nos  ajudar a gente quebra”, disse Ângelo, que é produtor de uva e também possui estufas de hortaliças.

No encontro, o presidente da Associação de Produtores Rurais de Louveira, Lucas Strabello, agradeceu o prefeito Junior Finamore pela atenção que tem desprendido ao setor e por tudo o que está conquistando para os produtores do município. “Agradeço ao prefeito por ter conseguido a subvenção do seguro que estamos lutando há anos e que em um mês ele conseguiu e que irá beneficiar a todos nós. Isso será uma ajuda tremenda. Sem contar o serviço de consultoria com o Marcos Kobayashi, que tanto nos auxilia e o serviço do trator, que prepara nossa propriedade para o plantio sem qualquer custo. De maneira geral, com a ajuda da Prefeitura nossa economia foi absurda”, afirmou Strabello.

Na mesma tarde, o prefeito Junior Finamore acompanhou o trabalhode plantio da uva que estava sendo realizado na propriedade da família Cestarolli no local preparado pelo serviço de mecanização agrícola e ainda aproveitou para relembrar o tempo em que trabalhava como produtor de morangos  e dirigiu o trator pelos parreirais para sentir a capacidade da máquina “Foi muito boa esta experiência. Relembrar o tempo bom em que fui produtor só faz aumentar ainda mais a vontade de  contribuir para que a agricultura fortaleça em Louveira, mantendo as tradições desta cidade”, disse Finamore.

Animados com a disposição do prefeito, Lucas e Sergio anunciaram que nenhum prefeito deu tanto incentivo e acompanhou tão de perto as atividades dos agricultores “É o primeiro prefeito que literalmente entra na lavoura, que pisa na terra e ainda dirige trator. Estamos muito entusiasmados”, finalizaram.