Gestão Ambiental | 21/05/2013

Prefeito fala sobre gestão dos resíduos sólidos em palestra ministrada por especialista

Foto: Jasso / PML

 

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, destacou a importância de um gerenciamento eficaz da destinação do lixo coletado na cidade, durante palestra sobre os desafios na gestão de resíduos sólidos, ministrada pelo especialista Jackson Muller na noite da última quarta-feira (15 de maio). “Mensalmente, cerca de mil toneladas de lixo são coletadas pela Prefeitura, o que nos obriga a ficar sempre atentos à tecnologia e aos novos modelos e leis que abordam a gestão dos resíduos sólidos, visando melhorar cada vez mais a eficiência deste serviço”, afirmou Finamore, durante o evento organizado pela Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira.

A palestra abordou também o conteúdo da Lei Federal 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as obrigações do poder público na gestão integrada e gerenciamento dos resíduos. Outros assuntos discutidos foram a geração de trabalho e renda na área da reciclagem, e saneamento ambiental. 

Dentro destes temas, o biólogo e consultor ambiental Jackson Muller apresentou uma visão moderna sobre a responsabilidade acerca do destino do lixo, a gestão compartilhada. Esta nova maneira de encarar o problema na destinação dos resíduos, como explica o biólogo, é determinada pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e consiste no trabalho conjunto entre poder público, produtor e consumidor de planejamento das etapas da ‘vida’ dos resíduos. Ou seja, o Plano estabelece que o poder público deva ouvir a sociedade civil e o setor privado para elaborar as regras e normas do próprio plano de gerenciamento dos resíduos. 

Na esteira da gestão compartilhada, o especialista também apontou a necessidade de colocar em prática a logística reversa do lixo eletrônico. “Um computador antigo não utilizado, por exemplo, deve retornar ao seu fabricante, responsável por reutilizá-lo ou dar a destinação correta”, afirma. 

Trabalhadores

Entre os assuntos abordados, o palestrante destacou ainda a função social do trabalho de triagem e reutilização do material. Segundo ele, “é preciso sempre destacar a importância do catador de lixo, dos recicladores, que tiram seu sustento desta atividade (reciclagem) que eles desempenham com muito trabalho e suor”.