Cidadão

Empresa

Servidor

Prefeito | 23/05/2023

Prefeito Estanislau Steck assina contrato com CIEE para o Programa EstaLou

O programa consiste no estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. o objetivo é gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego

O prefeito de Louveira, Estanislau Steck, assinou nesta segunda-feira (22), o contrato com o CIEE para o Programa EstaLou (Estágio Louveira). O programa consiste no estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. O objetivo é gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Steck, da assessora, Eliana Coletti Thomaseto, do secretário de Administração, Marcelo Souza, do diretor de Recursos Humanos, Fellipe Brasil, da consultora, Gabriele Guimarães, e da supervisora, Leticia Figueiredo.

“Vamos trazer jovens para aprenderem e trabalharem juntos com a Prefeitura de Louveira. Além de promover desenvolvimento pessoal, profissional e social desses estudantes, eles vão colaborar para o avanço da própria cidade, auxiliando nos serviços administrativos e trazendo novas ideias”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

Ao todo, são 50 vagas. As inscrições começam em 6 de junho e são gratuitas, sendo 20% das vagas reservadas aos jovens com renda familiar de até meio salário mínimo regional per capita. A prova do processo seletivo será aplicada em 25 de junho.

A Bolsa Auxílio do programa é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil. Confira abaixo os requisitos e as etapas.

O Programa ESTALOU contempla carga horária de 5h por dia, de segunda a sexta, sendo 1h destinada a qualificação profissional através do CIEE Saber Virtual PRO e 4h de atividades práticas de estágio em setores e secretarias da Prefeitura de Louveira.

Serão contratados jovens, pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano. 

Confira os critérios:

- Morar em Louveira a pelo menos 1 ano;
- Ter Cartão Cidadão ativo;
- No mínimo 16 anos completos;
- Estar cursando o Ensino Médio, ou equivalente na Educação de Jovens e Adultos, reconhecido pelo MEC. São aceitos somente escolas públicas ou particulares da cidade de Louveira;
- Frequência escolar de no mínimo 75%;
- Realizar uma prova em caráter eliminatório para ingresso no programa;
- 20% das vagas serão destinadas aos jovens com renda familiar de até meio salário mínimo regional per capita, preferencialmente de família beneficiada por programas sociais do município destinados à população de baixa renda.

"O foco da nossa gestão, com este novo Programa, é proporcionar aos adolescentes o acesso ao 1º emprego. Há, no legado da formação dos adolescentes, participações de sucesso nos programas como o Guardinha, Patrulheiros, entre outros. E o que estamos implantando, com o Programa EstaLou, é exatamente na linha da formação do cidadão, com a 1a oportunidade de emprego na formação social e humana", comentou o secretário Marcelo Souza.

“Além de proporcionar renda para o jovem e sua família, o programa promove desenvolvimento pessoal, aprendendo habilidades sociais e conhecimento profissional para a carreira”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Bragile Steck.

Como se inscrever

As inscrições vão começar em 6 de junho e vão até 14 de junho. Os interessados deverão comparecer ao Fundo Social com a cópia dos documentos lacrados em um envelope com nome e dados para contato.

Cópia dos documentos:

- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento; 
- Carteira Profissional Digital ativa;
- Cartão Cidadão ativo;
- Comprovação de residência mínima de 1 ano;
- PIS (se não tiver, será emitido pela Prefeitura);
- Declaração de matrícula atualizada expedida pela escola;
- Declaração de frequência escolar;
- Comprovação de baixa renda (para as vagas reservadas).

O Fundo Social está aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h. O endereço é Rua 13 de Junho, 621, bairro Santo Antônio. Telefone: (19) 3848-1166 e (19) 3848-4056. 

Processo Seletivo

Os candidatos serão aprovados e classificados de acordo com a pontuação obtida na prova, além da apresentação de todos os documentos exigidos.

A prova será aplicada no dia 25 de junho. Os locais e horários da prova serão divulgados em breve. 

A prova objetiva será composta por 30 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. A duração máxima é de 90 minutos. As questões serão baseadas nos conteúdos de Ensino Médio do Estado.

O candidato que zerar em alguma área de conhecimento será considerado eliminado do processo seletivo. Em caso de eliminação, o candidato poderá realizar novamente a prova assim que um novo processo seletivo for aberto, desde que corresponda a 90 dias após a realização da primeira.

Em caso de empate na classificação dos participantes das vagas de baixa renda, o desempate será feito pelos seguintes critérios:

a) O que tiver menor renda per capita.
b) Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa.

Em caso de empate na classificação dos demais participantes, o desempate será feito pelos seguintes critérios:

a) Idade a ser contada em anos, meses, dias (candidato mais novo). 
b) Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa.

Cronograma

1ª Etapa: 06/06/2023 até 14/06/2023
Inscrição, comprovação de renda e frequência escolar.

2ª Etapa: 21/06/2023
Análise de documentos e divulgação da lista dos candidatos inscritos.

3ª Etapa: 25/06/2023
Realização da prova.

4ª Etapa: 12/07/2023
Divulgação da lista de aprovados

5° Etapa: 21/07/2023
Celebração do Termo de Compromisso de estágio

6º Etapa: até 28/07/2023
Assinatura do Termo de Compromisso de estágio

Integração: 02/08/2023

Legislação

O programa é planejado seguindo todas as normas estabelecidas na Lei de Estágio (Lei nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008) e conforme o Conselho Nacional de Educação (Resolução n. 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004).