Educação | 10/01/2023

Por concurso público, Louveira oficializa 10 Novos Diretores de Escola para a Rede Municipal de Ensino

É mais um investimento importante na qualidade da gestão educacional na cidade; 8 profissionais já tomaram posse no dia 4 de janeiro e mais dois serão convocados em breve

    Como mais um investimento importante na Educação de Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, inovou e, por concurso público, estabeleceu a contratação de 10 novos Diretores de Escola para a Rede Municipal de Ensino. Oito profissionais já tomaram posse na última semana e mais dois serão convocados em breve. A Secretaria de Educação realizou na última quinta-feira (05) um evento para acolhimento dos novos profissionais e para dar início aos trabalhos de planejamento do ano letivo.  

    "O ensino municipal de Louveira é referência em todo o Estado devido à excelência no método e no atendimento. Mas a ausência do cargo de Diretor em algumas unidades era uma lacuna que realmente precisava ser sanada para que a Educação pudesse avançar ainda mais. Agora, com este importante investimento que fizemos, a Educação de Louveira pode dar um salto ainda maior de qualidade", afirma o Prefeito Estanislau Steck.

    Os diretores foram aprovados no concurso público realizado em outubro de 2022. Ao todo, foram ofertadas 10 vagas para profissionais com formação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, além de experiência de no mínimo cinco anos de exercício como Docente ou Especialista de Educação.

    "O concurso público é uma exigência do Plano Nacional de Educação, além de ser uma necessidade da rede municipal. Com a chegada destes profissionais, o trabalho realmente será elevado a um outro nível, porque desta forma o planejamento pedagógico caminha junto aos serviços administrativos", avalia a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

    A rede municipal de ensino de Louveira possui 24 escolas, divididas entre Centro Educacional de Convivência Infantil, Centro Educacional Integrado de Louveira, Escola Municipal de Ensino Básico, Escola Municipal de Ensino Fundamental e Escola Municipal de Ensino Infantil. Deste total, apenas cinco unidades possuíam o profissional de direção. Os trabalhos até então ficavam a cargo do Coordenador Pedagógico, que continuam atuar, porém, agora, de forma direcionada.

    Profissionais Qualificados

    Uma das educadoras  aprovadas é a Diretora Ariani Osório Assalim, que assume o Ensino Fundamental do CEIL Profª Aparecida E.G. Yembo.

    "Fiquei muito feliz por estar em um dos primeiros lugares do concurso porque Louveira é uma cidade excelente, com uma Educação excelente, com questões pedagógicas muito bem consolidadas. Mas esse olhar de quem teve o feeling para a realização do concurso foi essencial, porque agora, com uma equipe fixa de gestores, teremos uma melhor efetivação dos trabalhos, juntando as questões pedagógicas, burocráticas e administrativas. Espero que eu consiga ajudar a melhorar ainda mais", diz a Diretora.   Ariani estava como Diretora de Escola, concursada pelo Município de São João da Boa Vista, onde também atuou como Vice-Diretora. Também tem experiência de 13 anos na rede SESI, sendo que os últimos três anos como coordenadora.

    Quem assume o Ensino Infantil do CEIL Profª Aparecida E.G. Yembo é a Diretora Daniele Franco. Formada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, tem pós-graduação em Gestão Escolar, em Sociologia e Política e também tem Especialização em Abordagem Educativa de Reggio Emilia, na Itália, que é referência mundial em educação de qualidade. Também foi Professora em São Paulo e na rede municipal em Jundiaí.

    "O Diretor traz essa referência de liderança dentro da escolas, de coordenar e conduzir o trabalho de forma coletiva, tentando integrar junto à comunidade as crianças e as famílias para fazer uma Educação de qualidade", afirma Daniele.