Coronavírus | Covid-19 | 08/07/2021
PLANO SÃO PAULO - Comércio pode funcionar até às 23 horas a partir desta sexta-feira (9); eventos continuam proibidos
Capacidade de ocupação também foi ampliada de 40 para 60%; flexibilização do Plano São Paulo foi anunciada pelo governo estadual na última quarta-feira (7)
O horário de funcionamento e capacidade de ocupação dos estabelecimentos comerciais serão ampliados em Louveira a partir desta sexta-feira (9). A flexibilização do Plano São Paulo foi anunciada pelo governador João Dória na última quarta-feira (7).
A partir desta sexta, o limite de horário de funcionamento das atividades econômicas passa das 21h para as 23h. A capacidade máxima de ocupação permitida, atualmente em 40%, também sobe para 60%. Todas as medidas são amparadas por recomendação do Centro de Contingência, com base nos dados de evolução da pandemia.
As normas que entram em vigor na sexta valem para estabelecimentos comerciais em geral, incluindo shoppings centers e galerias, onde o acesso de clientes pode ser feito até as 22h, com encerramento das atividades às 23h.
O mesmo expediente deve ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Todos devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP.
Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
Festas e eventos
Permanece em vigor em Louveira o Decreto nº 5.777/21, que proíbe a realização de festas e eventos, assim como a locação dos espaços para este tipo de atividade, até o dia 15 de julho.
Fase de Transição
A última atualização do Plano SP previa a manutenção da fase de transição até 15 de julho. Com a nova prorrogação, as normas vão vigorar até 31 de julho, mas poderão ser revistas a qualquer momento conforme a tendência de novos casos, internações e mortes por COVID-19.
Toque de recolher
O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, com horário entre 23h e 5h a partir de sexta. A recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias estão mantidos.
Até o dia 31 de julho permanecem em vigor no município de Louveira as seguintes regras:
• Atividades comerciais (shoppings e lojas de rua) podem funcionar das 6h às 23h, com 60% da capacidade total de ocupação.
• Cultos, missas e outras atividades religiosas podem funcionar com 60% da ocupação, desde que obedeçam os protocolos de combate a pandemia: distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.
• Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial das 6h às 23h, com 60% da ocupação, desde que obedeçam os protocolos de combate a pandemia: distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Após às 23h o atendimento presencial é proibido.
• Salões de beleza e cabeleireiros podem funcionar das 6h às 23h, com 60% da ocupação, desde que obedeçam os protocolos de combate a pandemia: distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.
• Os parques municipais do Capivari, Área de Lazer do Trabalhador e Fazendo Santo Antônio funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h, com permissão de até 60% da capacidade.
• Quadras de esporte permanecem fechadas.
• Eventos e festas ficam terminantemente proibidos. Os donos de chácaras e salões estão impedidos de alugar os locais para eventos que gerem aglomerações até o dia 15 de julho.
• Academias podem funcionar das 6h às 23h, com 60% da ocupação, desde que obedeçam os protocolos de combate a pandemia: distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.
• Bares não estão liberados para ter atendimento presencial, mas podem operar como restaurantes (público sentado, com serviço de alimentos para acompanhar bebidas) – neste caso, devem seguir as regras de restaurantes, com 60% da ocupação, desde que obedeçam os protocolos de combate a pandemia: distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.
Denuncie
A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização denunciando possíveis descumprimentos dos protocolos sanitários de combate a covid-19 pelos seguintes canais:
Vigilância Sanitária: (19) 3878-2323 (horário comercial)
Guarda Municipal: 153
Ouvidoria:
• E-mail: ouvidoria@louveira.sp.gov.br
• Telefone: 0800-77-222-45 (horário comercial)
• Telefone: 3878-9700 (horário comercial)