Desenvolvimento Urbano | 15/08/2022

PLANEJAMENTO – Terceiro Seminário Temático reúne cerca de 80 pessoas para discutir revisão do Plano Diretor

Com o tema Caracterização Geral do Território, Habitação e Regularização Fundiária, encontro ocorreu no último sábado no anfiteatro da CECI Pequenos Brilhantes

A Prefeitura de Louveira promoveu no último sábado (13) o 3º Seminário Temático do Processo de Revisão do Plano Diretor Participativo. Cerca de 80 pessoas participaram do debate, que temo como tema Caracterização Geral do Território, Habitação e Regularização Fundiária.

O encontro aconteceu no anfiteatro da CECI Pequenos Brilhantes (Santo Antônio).

Durante o seminário, técnicos da Demacamp, empresa contratada para execução do processo de revisão do Plano, foram abordados sobre as questões da habitação, pontuando os empreendimentos habitacionais de interesse social construídos em Louveira nas últimas décadas, bem como os assentamentos precários existentes no município. Também foi discutida a necessidade da regularização fundiária, destacando os aspectos das legislações federal, estadual e municipal que se referem ao tema.

Outros apontamentos importantes do seminário:

- Mais da metade das unidades habitacionais produzidas até o momento são do tipo lote urbanizado. Com relação à localização, quase metade das unidades habitacionais produzidas (49,58%) estão no bairro Santo Antônio.

- Louveira conta com o Cadastro de Interesse em Moradia (CIM) desde 2014, no qual os interessados em obter habitação se inscrevem. Em 2021 havia 5.445 cidadãos cadastrados. Desse total, 5.084 ainda não tinham sido contemplados com moradia. Um novo cadastro (100% digital) foi iniciado no dia 9 de junho de 2022. Seus dados serão analisados no PLHIS que já está em elaboração.

- Desde a década de 1970, foram produzidos em Louveira 10 empreendimentos habitacionais de interesse social, que atenderam a 1.337 famílias.

Os resumos dos diagnósticos elaborados pela Demacamp estão disponíveis em links no site da Prefeitura, de acordo com cada tema proposto.

Conheça os seminários

1º Seminário Temático do Processo de Revisão do Plano Diretor Participativo
Tema: Meio Ambiente e Saneamento  (CLIQUE AQUI para acessar o resumo diagnóstico)
Data: 01/08/22